Inicio

Pesquisadores encontram fósseis do animal mais pesado de todos os tempos 

Batizado de Perucetus colossus, o cetáceo, cujos restos foram encontrados no Peru, chegava a pesar 340 toneladas
Por History Channel Brasil em 05 de Agosto de 2023 às 12:51 HS
Pesquisadores encontram fósseis do animal mais pesado de todos os tempos -0

Há 40 milhões de anos, o Vale de Ica, no Peru, era um mar, e nele habitava o Perucetus colossus, um cetáceo com quase 20 metros de comprimento e cerca de 340 toneladas de peso. Seus fósseis foram encontrados na região, que hoje abriga um deserto. De acordo com os pesquisadores, ele pode ter sido o animal mais pesado de todos os tempos

Um estudo sobre a descoberta do Perucetus colossus foi publicado na revista científica Nature. A primeira parte encontrada foi uma vértebra fossilizada em um morro perto do oásis de Samaca. O animal pertence à família dos basilosáuridos, os primeiros cetáceos exclusivamente marinhos. Essas criaturas viveram há cerca de 45 milhões de anos.

O estudo descreve que o Perucetus colossus tem uma massa esquelética que supera a de qualquer mamífero ou criatura marinha conhecida. O animal foi modelado a partir de um esqueleto parcial, que inclui 13 vértebras, quatro costelas e um osso do quadril.

"Embora o esqueleto do Perucetus não esteja completo, estimativas rigorosas com base na medição dos ossos preservados, bem como em comparações com uma extensa base de dados de organismos vivos e fósseis, indicam que a massa esquelética do Perucetus representa o dobro da massa esquelética do maior animal vivo, a baleia-azul", afirmou Giovanni Bianucci, da Universidade de Pisa. "Nenhum cetáceo, vivo ou extinto, tem ossos tão pesados e volumosos", completou.

Fontes
Infobae
Imagens
iStock