Telescópio James Webb detecta luz de um planeta parecido com a Terra

Equipamento também foi capaz de medir a temperatura desse mundo telúrico batizado de TRAPPIST-1 b
Por History Channel Brasil em 01 de Abril de 2024 às 15:57 HS
Telescópio James Webb detecta luz de um planeta parecido com a Terra-0

Uma equipe internacional de pesquisadores usou dados do Telescópio Espacial James Webb, da NASA, para medir a temperatura do exoplaneta rochoso TRAPPIST-1 b, similar à Terra. A medição se baseou na emissão térmica do planeta na forma de luz infravermelha. O resultado indica que seu lado diurno tem uma temperatura de aproximadamente 227°C e sugere que ele não possui uma atmosfera significativa.

Sistema TRAPPIST-1

Esta é a primeira detecção de qualquer forma de luz emitida por um exoplaneta tão pequeno e frio quanto os planetas rochosos em nosso próprio Sistema Solar. Um estudo sobre a descoberta foi publicado no periódico Nature. O resultado é importante para determinar se planetas orbitando estrelas pequenas e ativas como a TRAPPIST-1 podem sustentar atmosferas necessárias para suportar a vida.

O TRAPPIST-1 é um sistema planetário composto por sete exoplanetas que orbitam a estrela anã vermelha de mesmo nome (quatro deles se situam na chamada zona habitável, com potencial para abrigar vida). O TRAPPIST-1 b, seu planeta mais interno, recebe cerca de quatro vezes mais energia do que a Terra recebe do Sol. Embora não esteja dentro da zona habitável, as novas observações podem fornecer informações importantes sobre seus planetas irmãos.

"É mais fácil identificar planetas telúricos ao redor de estrelas menores e mais frias. Se quisermos entender a habitabilidade ao redor de anãs vermelhas, o sistema TRAPPIST-1 é um ótimo laboratório. Esses são os melhores alvos que temos para examinar as atmosferas de planetas rochosos", disse Elsa Ducrot, coautora do estudo e pesquisadora da Comissão de Energias Alternativas e Energia Atômica (CEA) da França.

NASA