Telescópio James Webb detecta o buraco negro ativo mais distante já registrado

Segundo os pesquisadores, ele foi formado logo após o Big Bang, quando o universo tinha "apenas" 570 milhões de anos
Por History Channel Brasil em 07 de Julho de 2023 às 15:53 HS
Telescópio James Webb detecta o buraco negro ativo mais distante já registrado-0

Observações feitas pelo Telescópio Espacial James Webb revelaram o buraco negro supermassivo ativo mais distante já registrado. Localizado na galáxia CEERS 1019, ele foi formado logo após o Big Bang, quando o universo tinha "apenas" 570 milhões de anos. A descoberta foi publicada em um estudo no periódico científico The Astrophysical Journal Letters.

Existência surpreendente

Embora seja classificado como "supermassivo", esse buraco é muito menor do que outros detectados anteriormente. A existência dele em um estágio tão inicial do universo é surpreendente e desafia as explicações atuais de como os buracos negros se formaram nesse período. Os pesquisadores já suspeitavam que buracos negros menores deveriam ter existido naquela época, mas foi apenas com as observações do Telescópio James que eles conseguiram uma comprovação definitiva.

“Até agora, a pesquisa sobre objetos no início do universo era amplamente teórica”, disse Steven Finkelstein, líder da Pesquisa de Ciência de Liberação Antecipada de Evolução Cósmica (CEERS) e professor de astronomia da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. “Com o (telescópio) Webb, não apenas podemos ver buracos negros e galáxias a distâncias extremas, como também podemos começar a medi-los com precisão. Esse é o tremendo poder deste telescópio”, afirmou.

Com as observações do telescópio, a equipe também identificou outros dois buracos negros menores, que existiram cerca de 1 bilhão e 1,1 bilhão de anos após o Big Bang. No futuro, é possível que os dados do James Webb também possam ser usados para explicar como os primeiros buracos negros se formaram, revisando os modelos dos pesquisadores de como eles cresceram e evoluíram nas primeiras centenas de milhões de anos da história do universo.

Universidade do Texas em Austin, via EurekAlert