Inicio

Telescópios espaciais registram imagens incríveis de missão que desviou asteroide

Observações conjuntas do James Webb e Hubble irão ajudar a avaliar a eficácia do primeiro teste de defesa planetária da NASA
Por History Channel Brasil em 30 de Setembro de 2022 às 19:27 HS
Telescópios espaciais registram imagens incríveis de missão que desviou asteroide-0

Os telescópios espaciais James Webb e Hubble, capturaram imagens incríveis da Missão DART (sigla em inglês para "Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo"), da NASA. Essa é a primeira vez que os dois equipamentos observam um mesmo evento no espaço. O experimento único foi projetado para impactar um pequeno asteroide com uma espaçonave no primeiro teste do mundo de defesa planetária. 

Eficácia do impacto cinético

Em 26 de setembro, o DART colidiu intencionalmente com Dimorphos, um pequeno asteroide. Foi o primeiro teste da técnica de mitigação de impacto cinético: usando uma espaçonave foi possível  desviar um asteroide e modificar a sua trajetória. A ideia é que no futuro a técnica possa ser usada para defender a Terra contra potenciais ameaças de asteroides ou cometas.

As observações conjuntas do Webb e do Hubble permitirão aos cientistas obter informações sobre a natureza da superfície de Dimorphos, quanto material foi ejetado pela colisão e com que velocidade isso aconteceu. Além disso, os equipamentos capturaram o impacto em diferentes comprimentos de onda de luz (Webb em infravermelho e Hubble em visível). A combinação dessas informações, juntamente com observações de telescópios terrestres, ajudará os cientistas a entender com que eficácia um impacto cinético pode modificar a órbita de um asteroide.

“Pela primeira vez, o Webb e o Hubble capturaram simultaneamente imagens do mesmo alvo no cosmos: um asteroide que foi impactado por uma espaçonave após uma jornada de 11 milhões de quilômetros", disse Bill Nelson, administrador da NASA. "Toda a humanidade aguarda ansiosamente as descobertas deles e de nossos telescópios terrestres sobre a missão DART e além”, completou. No futuro, os pesquisadores poderão explorar questões científicas importantes relacionadas à composição e história do nosso sistema solar ao combinar as capacidades desses equipamentos.

Fontes
NASA
Imagens
NASA, ESA, Jian-Yang Li (PSI); processamento de imagem: Alyssa Pagan (STScI)