Titanossauro encontrado na Argentina tinha fêmur do tamanho de um humano alto

Animal gigante viveu há cerca de 95 milhões de anos e pertence a um grupo de saurópodes conhecido como Colossosauria
Por History Channel Brasil em 10 de Fevereiro de 2023 às 20:27 HS
Titanossauro encontrado na Argentina tinha fêmur do tamanho de um humano alto-0

Pesquisadores encontraram  na região da Patagônia, na Argentina, os fósseis de uma espécie previamente desconhecida de dinossauro. Batizado de Chucarosaurus diripienda, o animal viveu há cerca de 95 milhões de anos. A criatura era tão grande que apenas o seu fêmur era do tamanho de um humano adulto.

Animais gigantes

O espécime de Chucarosaurus diripienda foi descoberto na Bacia de Neuquén, província de Rio Negro, nordeste da Patagônia. Segundo os pesquisadores, o dinossauro pertence a um grupo de titanossauros saurópodes conhecido como Colossosauria. Esses animais gigantes habitaram a América do Sul entre os períodos do Cretáceo Inferior e Cretáceo Superior.

Chucarosaurus diripienda
Imagem: SlvrHwk (CC BY-SA 4.0), via Wikimedia Commons

Um estudo descrevendo o dinossauro foi publicado na revista científica Cretaceous Research. De acordo com Federico Agnolin, líder do estudo e pesquisador do Museu Argentino de Ciências Naturais Bernardino Rivadavia, o Chucarosaurus diripienda era um grande saurópode com membros anteriores e posteriores relativamente finos. Uma característica que chamou a atenção dos pesquisadores foi o tamanho do osso da coxa do animal: seu fêmur media 1,90m.

A região de Neuquén pode ser considerada um celeiro de ossos de dinossauros. No início de 2021, foi anunciada a descoberta dos fósseis de um titanossauro que pode ter sido o maior animal que já caminhou sobre a Terra. O gigante media quase 40m e pesava aproximadamente 69 toneladas. No local também foram encontrados os fósseis do mais antigo titanossauro já descoberto.

Sci.News e IFLScience