TRAVEL

Mirando o Norte

O México possui uma economia capitalista diversificada. É segunda economia da América Latina, atrás do Brasil. Sua inclusão no acordo de livre comércio com os EUA e o Canadá provocou um aumento em suas exportações e a trans-nacionalização de sua economia.

O México exporta petróleo, produtos agrícolas, investimentos, serviços e têxteis, entre outros produtos de natureza e extensão de fabricação variadas. O turismo é uma importante fonte de renda, bem como as remessas enviadas por residentes no exterior, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. É o maior exportador mundial de abacate, cebola, limão e um dos principais fornecedores de carne bovina e frutas secas.

As regiões urbanas e turísticas tendem a ser bem mais caras que outras regiões e seu nível de consumo muito mas desenvolvido. Consequentemente, os serviços disponíveis apresentam uma grande diferença entre os dois tipos de cenário econômico.

Uma parte substancial do PIB é gerada por setores marginais. O México possui altos índices de falsificação de mercadorias e evasão fiscal, tendência que tem mostrado uma melhora nos últimos anos.