Inicio

Afresco que retrata trágica história de irmãos mitológicos é encontrado em Pompeia

Pesquisadores se surpreenderam com o estado de preservação da pintura, que após dois mil anos ainda preserva suas cores
Por History Channel Brasil em 06 de Março de 2024 às 13:05 HS
Afresco que retrata trágica história de irmãos mitológicos é encontrado em Pompeia-0

Durante escavações nas ruínas de Pompeia, na Itália, arqueólogos se depararam com mais uma descoberta histórica. Desta vez, eles encontraram um afresco que retrata os irmãos Frixo e Hele, figuras da mitologia grega. O que surpreendeu os pesquisadores foi o estado de preservação da pintura, qua ainda mantém cores vivas.

Casa de Leda

O afresco tem mais de dois mil anos e foi encontrado durante a restauração do local conhecido como Casa de Leda. O trabalho na domus (casa romana) começou no século XVIII, mas em 2018 foi retomado com o objetivo de abri-la ao público no futuro. Esta estrutura conta com túneis a 80 centímetros do nível do solo, com áreas que ainda não foram acessadas.

Afresco encontrado em Pompeia

“É um belo afresco em excelente estado de conservação. O mito de Frixo e Hele era popular em Pompeia, mas também é atual. São dois refugiados no mar, um irmão e uma irmã, obrigados a fugir porque a madrasta se livra deles de forma ardilosa e desonesta. Ela [Helle] caiu na água e se afogou”, explicou Gabriel Zuchtriegel, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia.

A cidade romana de Pompeia foi devastada pela erupção do Vesúvio, no ano 79 d.C., uma das tragédias mais conhecidas da história. O vulcão espalhou cinzas, rochas e vapores pelo ar, matando cerca de 20 mil pessoas.

Fontes
The Guardian e Infobae
Imagens
Parque Arqueológico de Pompeia/Divulgação