Inicio

A louca história do dia em que Bob Marley veio ao Brasil (e jogou futebol!)

Parece mentira, mas é verdade: história envolve Chico Buarque e outros grandes nomes do mundo artístico brasileiro
Por History Channel Brasil em 18 de Julho de 2022 às 13:25 HS
A louca história do dia em que Bob Marley veio ao Brasil (e jogou futebol!)-0

Se alguém te contou essa história e pareceu mentira, acredite: é verdade! Bob Marley realmente veio ao Brasil e jogou uma partida de futebol no Rio de Janeiro, ao lado de muitos famosos brasileiros. O louco fato aconteceu em março do ano de 1980, quando o Rei do Reggae vivia o ápice de sua carreira. E aquelas fotos ao lado de Chico Buarque, que você provavelmente já viu circulando por aí, também são reais. O mesmo vale para a imagem de Bob com a camisa do Santos Futebol Clube. Tudo isso aconteceu!

Visita de Bob Marley ao Brasil: como foi?

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Bob Marley (@bobmarley)

 

Bob Marley nunca fez um show no Brasil, mas esteve aqui para jogar uma partida de futebol. Isso mesmo! Naquele março de 1980, quando tinha 34 anos, o cantor jamaicano gravava músicas para o que viria a ser seu último álbum lançado em vida, quando o diretor de sua gravadora fez um convite: fazer uma viagem para o Brasil, país onde a gravadora alemã Ariola faria seu lançamento. 

Ao que consta, Bob não pensou duas vezes para aceitar o convite. Fanático por futebol, e especialmente pela seleção brasileira e pelo Santos de Pelé, o Rei do Reggae queria muito conhecer o Brasil.

Junto com ele em um jato particular vieram ainda outros nomes da música jamaicana, como o guitarrista Junior Marvin, da banda The Wailers; e o cantor Jacob Miller, do grupo Inner Circle. Este último, inclusive, morreu pouco depois de voltar da viagem ao Brasil, naquele mesmo mês. Fato este que tornou a viagem ainda mais emblemática para a história.

A chegada

 

Foi no dia 18 de março de 1980, uma terça-feira, que Bob chegou ao Rio de Janeiro, já no final da tarde. No aeroporto, um time de repórteres de diversos jornais esperava pelo cantor. Nas primeiras entrevistas que deu, Bob vestia uma boina de tricô e falou sobre a vontade de conhecer Gilberto Gil e sobre a similaridade entre o reggae e o samba.

A partida de futebol

Justamente por conta desse amor por futebol, e aproveitando que estava em solo brasileiro, Bob Marley marcou uma "pelada" no Recreio dos Bandeirantes. Era lá que ficava um pequenino estádio, onde o time de futebol do cantor Chico Buarque joga até hoje. Esse era um hábito bastante comum do jamaicano: bater uma bola com membros de sua equipe e banda por onde passasse.

Para a partida com Bob, outros famosos da música brasileira se uniram ao time de Chico. Entre eles, Toquinho, Moraes Moreira e Alceu Valença, todos recém-contratados pela gravadora Ariola.

Foi neste mesmo dia que Bob ganhou de presente de Pelé a camisa 10 do Santos.

Últimos momentos no Brasil

Em seus últimos momentos no Brasil, Bob foi ao Morro da Urca, na Zona Sul do Rio. Depois, partiu para a festa da gravadora, que acontecia em uma casa de shows no Pão de Açúcar. Entre os convidados estavam outros grandes nomes da MPB, como Ivan Lins, Simone e Marina. O evento teve ainda uma apresentação de Moraes Moreira com participação de Baby Consuelo.

Na quinta-feira pela manhã, Bob e seus acompanhantes partiram de volta para a Jamaica. Dizem os jornais da época que o cantor levou do Brasil alguns materiais esportivos e instrumentos brasileiros. 

Após essa visita, Bob Marley viveu apenas mais un ano e dois meses. O astro do reggae faleceu em 11 de maio de 1981, vítima de câncer, aos 36 anos.

Fontes
BBC
Imagens
Reprodução/Instagram Oficial Bob Marley