Início

Como Hitler morreu: o que há por trás do mistério sobre a morte do líder nazista

Como Hitler morreu? Mais de 75 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, essa pergunta ainda rende debates acirrados. A versão oficial conta que ele se suicidou em um bunker alemão junto com sua companheira, Eva Braun, em 30 de abril de 1945. Mas muita gente acredita que, na verdade, o lider nazista escapou para a América do Sul.

Em 2019, o historiador britânico Luke Daly-Groves escreveu um livro chamado "Hitler's Death: The Case Against Conspiracy" ("A Morte de Hitler: O Argumento Contra a Conspiração", em tradução livre). Na obra, o escritor tenta traçar as origens das teorias sobre o suposto paradeiro do Führer. Segundo ele, avistamentos de Hitler já começaram a ser relatados aos serviços de inteligência do Reino Unido e dos Estados Unidos logo após a derrota da Alemanha para os Aliados. 

Nesses relatos, o Führer aparecia nas mais diversas situações. Ele teria sido visto na Irlanda vestido de mulher; no Egito, onde teria se convertido ao Islã; em um café em Amsterdã; em um trem em Nova Orleans; ou em um restaurante em Washington. O boato mais popular dizia que Hitler teria fugido com outros nazistas para a Argentina.

Como Hitler morreu: o que há por trás do mistério sobre a morte do líder nazista - 1
Everett Collection / Shutterstock.com

De acordo com Daly-Groves, foi a abordagem das autoridades da União Soviética que originou a onda de rumores sobre a suposta fuga de Hitler. Enquanto os oficiais soviéticos do marechal Zhukov, que comandou as forças russas na Batalha de Berlim, disseram aos jornais ocidentais que o corpo de Hitler havia sido encontrado, Stalin logo desmentiu essa informação. Menos de um mês após o fim da guerra, o líder soviético teria dito a pessoas influentes no governo dos EUA que Hitler ainda estava vivo. Pouco depois, Zhukov voltou atrás e disse que o corpo do Führer não havia sido encontrado e que ele realmente poderia ter escapado.

Como Hitler morreu: o que há por trás do mistério sobre a morte do líder nazista - 2
German Federal Archive, via Wikimedia Commons

Mas por que Stalin colocaria em dúvida a morte de Hitler? Uma das teorias diz que ele queria desacreditar possíveis adversários internos, como o próprio Zhukov. A ameaça de uma volta de Hitler também poderia servir de pretexto para o líder russo expandir o domínio soviético em territórios anteriormente ocupados pelos nazistas.

Hitler morreu na América do Sul?

Com o passar dos anos, diversos avistamentos de Hitler foram relatados na América do Sul. Há poucos anos, o jornalista argentino Abel Basti afirmou ter obtido depoimentos inéditos a respeito da suposta estadia do líder nazista na Patagônia argentina. A CIA também teria investigado se o líder nazista viveu na Colômbia durante a década de 1950. Uma outra teoria diz que o Führer foi enterrado no Paraguai após ter morrido em algum lugar entre a Argentina e o Chile em 1971.

Como Hitler morreu: o que há por trás do mistério sobre a morte do líder nazista - 3IgorGolovniov / Shutterstock.com

Há até mesmo a teoria de que o líder nazista teria vivido no Brasil. Um livro publicado em 2014 causou controvérsia ao afirmar que Hitler teria morrido com cerca de 95 anos na pequena cidade de Nossa Senhora do Livramento, a 42 quilômetros de Cuiabá (MT). Mas o trabalho foi alvo de críticas de historiadores, que afirmam que a pesquisa carece de rigor científico.

Como Hitler morreu: fim do mistério?

Em 2018, cientistas afirmaram que colocaram um fim definitivo ao mistério de como Hitler morreu. Os pesquisadores tiveram acesso aos dentes remanescentes do ditador nazista. De acordo com o European Journal of Internal Medicine, a análise dos especialistas sugere que Hitler tirou mesmo a própria vida. 

Após o duplo suicídio, os corpos de Hitler e Eva Braun foram queimados. Depois disso, o serviço de inteligência da União Soviética recolheu um pedaço da mandíbula superior e de alguns dentes do ditador. Pela primeira vez, cientistas internacionais tiveram acesso a esse material. 

"Os dentes são autênticos, não há dúvidas disso. Nosso estudo prova que Hitler morreu em 1945", disse o patologista forense Philippe Charlier. "Podemos abandonar todas as teorias da conspiração. Ele não fugiu de submarino para a Argentina, nem está escondido em uma base na Antártida ou no lado escuro da lua", completou. Será esse realmente o ponto final da história?


Fonte: The Times of Israel e IFLScience

Imagem:  Everett Collection / Shutterstock.com