Inicio

Desvendados segredos da espada de cavaleiro das Cruzadas encontrada em Israel

Novas análises revelaram detalhes da arma usada em batalhas há cerca de 800 anos
Por History Channel Brasil em 24 de Julho de 2023 às 15:34 HS
Desvendados segredos da espada de cavaleiro das Cruzadas encontrada em Israel-0

Em 2021, um mergulhador encontrou uma impressionante espada de um cavaleiro das Cruzadas enquanto explorava as águas da costa do Monte Carmelo, em Israel. Agora, pesquisadores anunciaram que descobriram detalhes da arma usada há cerca de 800 anos. Apesar de estar coberto de conchas, o artefato apresenta bom estado de conservação, o que contribuiu para que suas origens pudessem ser reveladas. 

"É lamentável que não possamos ver a espada como ela era”, disseram em nota os pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel. “Por outro lado, a concreção (processo de formação da crosta de conchas) é responsável por desacelerar o processo de oxidação, preservando a espada em sua totalidade. Caso contrário, o ferro teria enferrujado e se desintegrado na água”, completaram.

Visualização da espada sem a crosta de conchas
Visualização da espada sem a crosta de conchas (Imagem: Joppe Gosker/Autoridade de Antiguidades de Israel/Divulgação)

Por meio de tecnologia de ponta, os pesquisadores conseguiram estudar a espada sem remover a areia e o revestimento da concha. Usando raio-x, foi possível penetrar visualmente nas camadas de concreção marinha e visualizar o contorno original da arma. Segundo os autores do estudo, a espada, que possui uma lâmina de 88 cm de comprimento e 4,6 cm de largura, provavelmente foi usada em combate, pois o exame mostrou claramente que ela está torta.

De acordo com os pesquisadores, a espada foi usada por um guerreiro cruzado que se estabeleceu em Israel após a Primeira Cruzada (1096-1099). “Considerando as batalhas sangrentas ocorridas no país entre os cruzados e os muçulmanos, conhecidas de várias fontes históricas, poderíamos esperar encontrar mais espadas desse tipo. Na prática, encontramos principalmente fragmentos, muito poucas espadas inteiras", disse Jacob Sharvit, da Autoridade de Antiguidades de Israel.

A região onde a espada foi encontrada testemunhou importantes momentos de batalhas que aconteceram no litoral da Terra Santa. Os autores do estudo acreditam que ela caiu no mar durante um desses conflitos, talvez entre navios de guerra. As Cruzadas foram expedições militares que aconteceram na Idade Média, quando cavaleiros cristãos partiram da Europa em direção ao Oriente Médio. O objetivo deles era tirar a Terra Santa do controle muçulmano. 

Fontes
Autoridade de Antiguidades de Israel
Imagens
Shlomi Katzin/Divulgação, via Autoridade de Antiguidades de Israel