Inicio

A Era Viking: como começou e terminou a saga dos guerreiros nórdicos

Durante três séculos, eles deixaram sua marca como piratas, invasores, comerciantes e colonos
Por History Channel Brasil em 15 de Março de 2023 às 15:53 HS
A Era Viking: como começou e terminou a saga dos guerreiros nórdicos-0

Por volta de 800 d.C. até o século XI, um grande número de escandinavos partiu de seus locais de origem para se aventurar em outros lugares. Esses guerreiros marítimos, conhecidos coletivamente como vikings ou nórdicos ("homens do norte"), começaram invadindo locais costeiros, especialmente mosteiros indefesos, nas Ilhas Britânicas. Durante três séculos, eles deixaram sua marca como piratas, invasores, comerciantes e colonos em grande parte da Grã-Bretanha e continente europeu, assim como em partes da atual Rússia, Islândia, Groenlândia e Terra Nova (na América do Norte).

Quem eram os vikings?

Ao contrário de algumas consensos populares sobre os vikings, eles não eram uma “raça” ligada por laços de ancestralidade comum ou patriotismo, e não podiam ser definidos por nenhum sentido particular de unidade. A maioria deles vinha das regiões atualmente conhecidas como Dinamarca, Noruega e Suécia, embora também haja menções em registros históricos de vikings finlandeses, estonianos e saamis. O que eles tinham em comum (e o que os diferenciava dos povos europeus que enfrentaram) era que vinham de uma terra estrangeira, não eram considerados “civilizados” segundo o conceito da época e, mais importante, não eram cristãos.

Vikings

As razões exatas para os escandinavos se aventurarem pelo mundo são incertas. Alguns historiadores sugerem que foi devido à superpopulação de sua terra natal, mas os primeiros vikings procuravam riquezas, não terras. Devido ao seu comércio com os europeus, os escandinavos adquiriram conhecimento sobre novas tecnologias de navegação, bem como sobre a crescente riqueza e os conflitos internos entre os reinos da Europa. Em 793 d.C., um ataque ao mosteiro de Lindisfarne, na costa da Nortúmbria, no nordeste da Inglaterra, marcou o início da Era Viking.

Por várias décadas, os vikings se limitaram a ataques rápidos contra alvos costeiros nas Ilhas Britânicas. Em meados do século IX, a Irlanda, a Escócia e a Inglaterra se tornaram os principais alvos dos assentamentos vikings, bem como dos ataques. Mais tarde, eles aproveitaram os conflitos internos na Europa para estender sua atividade para o interior do continente, atacando locais como o Reino Franco. 

Grupo de vikings

Os exércitos vikings permaneceram ativos no continente europeu ao longo do século IX, saqueando brutalmente Nantes (na costa francesa) em 842 e atacando cidades no interior como Paris, Limoges, Orleans, Tours e Nimes. Em 844, os vikings invadiram Sevilha (então controlada pelos árabes); em 859, eles saquearam Pisa, embora uma frota árabe os tenha derrotado no caminho de volta para o norte. No mesmo século, escandinavos (principalmente noruegueses) começaram a colonizar a Islândia, ilha no Atlântico Norte onde ninguém havia se estabelecido. No final do século X, alguns vikings (incluindo o famoso Erik, o Vermelho) se mudaram ainda mais para o oeste, chegando na Groenlândia.

De acordo com histórias islandesas, alguns dos primeiros colonos vikings na Groenlândia (supostamente liderados pelo herói Leif Eriksson, filho de Erik, o Vermelho) podem ter sido os primeiros europeus a descobrir e explorar a América do Norte. Chamando seu local de desembarque de Vinland (terra do vinho), eles construíram um assentamento temporário em L'Anse aux Meadows, na moderna Terra Nova (no atual território do Canadá). Fora essa, há poucas evidências da presença viking no Novo Mundo. Acredita-se que eles não formaram assentamentos permanentes na região.

Dupla de vikings

O reinado de Harald Bluetooth em meados do século X como rei de uma Dinamarca recém-unificada, poderosa e cristianizada marcou o início de uma segunda era viking. O filho rebelde de Harald, Sven Forkbeard, liderou ataques à Inglaterra a partir de 991 e conquistou todo o reino em 1013. Muitos historiadores consideram que o fim da Era Viking foi marcado pela fracassada tentativa de invasão à Inglaterra pelo rei norueguês Harald III (Harald Hardrada), que foi derrotado pelo rei saxão Harold Godwinson em 1066 na Batalha de Stamford Bridge.

Para saber mais sobre os guerreiros nórdicos, acompanhe a série VIKINGS, que está de volta ao HISTORY 2. Todas as temporadas estão sendo exibidas em sequência, com episódios de segunda a sexta-feira, às 22h.

Fontes
History.com
Imagens
iStock