Inicio

Holanda divulga mapa de tesouro roubado por nazistas durante a Segunda Guerra

Caixas cheias de diamantes, rubis, ouro, prata e joias teriam sido enterradas pelos soldados alemães
Por History Channel Brasil em 10 de Janeiro de 2023 às 11:15 HS
Holanda divulga mapa de tesouro roubado por nazistas durante a Segunda Guerra-0

Em 1944, nazistas teriam enterrado um tesouro roubado por eles durante a Batalha de Arnhem, na Holanda. O material consistiria em uma grande quantidade de joias avaliadas em milhões de dólares. Agora, um mapa que indica onde os objetos de valor estariam escondidos foi divulgado pelos Arquivos Nacionais daquele país. 

Acredita-se que o tesouro seja composto por quatro grandes caixas cheias de diamantes, rubis, ouro, prata e joias. O material teria sido roubado por soldados nazistas durante uma explosão em um banco na vila de Arnhem, no distrito de Gelderland. Depois que a região foi libertada pelos Aliados, o estado holandês chegou a levar um ex-soldado alemão ao local em uma tentativa de recuperar os objetos roubados, mas eles nunca foram encontrados.

Mapa do tesouro nazista
Mapa do tesouro nazista (Imagem: Nationaal Archief/Open Access/Divulgação)

O mapa estava há décadas nos Arquivos Nacionais da Holanda. Sua divulgação atraiu dezenas de caçadores de tesouros para a região. A situação ficou tão fora de controle que o município de Buren divulgou um comunicado explicando que não é possível buscar tesouros usando detectores de metal no local sem permissão.

Ao longo dos anos foram feitas várias tentativas para encontrar o tesouro. Segundo o veículo local NL Times, os itens podem ter sido recuperados por soldados nazistas nos dias seguintes à batalha. Outra hipótese é que as joias teriam sido desenterradas por moradores da região em algum momento após a guerra.

Fontes
The Jerusalem Post e IFLScience
Imagens
Nationaal Archief/Open Access