Início

A incrível cidade subterrânea descoberta quando um homem derrubou a parede do porão

Ao reformar a casa, ele encontrou uma vasta rede de túneis, com residências, capelas e escolas 
Por History Channel Brasil em 18 de Maio de 2022 às 18:13 HS
A incrível cidade subterrânea descoberta quando um homem derrubou a parede do porão-0

Já imaginou encontrar uma cidade subterrânea enquanto reforma o porão de casa? Pois foi isso que aconteceu com um homem na província de Nevşehir, na Turquia, em 1963. Ao derrubar uma parede, ele se deparou com uma vasta rede de túneis que no passado serviu de moradia para cerca de 20 mil pessoas.

Cidade subterrânea de Derinkuyu

A cidade, conhecida como Derinkuyu, abrigava residências, capelas, escolas e outras estruturas em 18 andares sob a terra. Acredita-se que o local tenha começado a ser ocupado no século VII a.C., mas atingiu seu auge durante o período bizantino (395 d.C- 1453 d.C). A rede de túneis  continha entradas ocultas e dutos de ventilação, além de poços e canais de água.

Segundo os pesquisadores, diferentes povos viveram na cidade ao longo dos séculos. Entre eles, estavam os primeiros cristãos que se abrigavam no local enquanto fugiam da perseguição dos romanos. Mais tarde, os muçulmanos usaram os túneis para se proteger durante as guerras árabe-bizantinas de 780 e 1180. Quando foi redescoberto, o local estava abandonado há centenas de anos.

Cidade subterrânea na Turquia

Recentemente, uma outra cidade subterrânea (possivelmente a maior do mundo) foi encontrada na Turquia. Até agora, os arqueólogos encontraram dezenas de túneis e 49 câmaras, o que representaria apenas 3% da estrutura. O local foi batizado de Matiate, que significa “cidade das cavernas”. 

Fontes
IFLScience
Imagens
iStock