Inicio

Inteligência Artificial decifra pergaminho queimado pela erupção do Vesúvio

Primeiro texto revelado, que trata dos prazeres da vida e como aproveitá-los, pode ser do filósofo Filodemo de Gadara
Por History Channel Brasil em 05 de Fevereiro de 2024 às 16:21 HS
Inteligência Artificial decifra pergaminho queimado pela erupção do Vesúvio-0

A Inteligência Artificial ajudou um grupo de pesquisadores a identificar os primeiros trechos completos de um dos Manuscritos de Herculano. Esses documentos fazem parte de uma coleção de pergaminhos carbonizados e enterrados após a erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d.C., no Império Romano. A façanha rendeu à equipe responsável um prêmio de US$ 700 mil.

Desafio do Vesúvio

Os textos foram encontrados em 1750 nas ruínas da biblioteca de uma vila que pode ter pertencido a Lúcio Calpúrnio Piso Caesoninus, sogro de Júlio César. No início do ano passado, o investidor em tecnologia Nat Friedman se juntou a um grupo de pesquisadores para criar o Desafio do Vesúvio, oferecendo US$ 1 milhão em prêmios a quem conseguisse decifrar os textos. Os participantes tiveram acesso a scans de raios-X 3D das metades superiores de dois pergaminhos intactos de Herculano, bem como imagens de outros três papiros.

Os resultados iniciais começaram a surgir em outubro, quando as primeiras palavras de um dos pergaminhos foram identificadas pelos estudantes Luke Farritor, dos Estados Unidos, e Youssef Nader, um egípcio que vive na Alemanha. Agora, Friedman anunciou que a mesma dupla, em conjunto com o estudante suíço Julian Schilliger, usou a Inteligência Artificial para revelar trechos inteiros de um dos papiros. O texto foi analisado por especialistas em grego antigo, que ficaram responsáveis pela tradução.

"O autor – provavelmente o filósofo epicurista Filodemo – escreve aqui sobre música, comida e como aproveitar os prazeres da vida. Na seção final, ele dá uma alfinetada em adversários ideológicos não identificados – talvez os estóicos? – que 'não têm nada a dizer sobre o prazer, nem em geral nem em particular'", disse Friedman em uma postagem no X (antigo Twitter). Acredita-se que Filodemo tenha sido o filósofo residente da vila, trabalhando na pequena biblioteca onde os pergaminhos foram encontrados.

"Podemos esperar muito mais obras de Filodemo na coleção atual, assim que conseguirmos ampliar esta técnica. Mas também poderia haver outros textos – um diálogo de Aristóteles, uma história perdida de Tito Lívio, uma obra épica homérica perdida, um poema de Safo – quem sabe que tesouros estão escondidos nestes pedaços de cinzas", diz um comunicado do Desafio do Vesúvio. Os pesquisadores têm esperança de que outros textos ainda podem ser encontrados, já que dois níveis da vila nunca foram escavados. Como o apóstolo Paulo esteve em Herculano algumas décadas antes da erupção do Vesúvio, os especialistas acreditam que pode haver até mesmo pergaminhos que tratam do início do cristianismo.

Fontes
Desafio do Vesúvio e Bloomberg
Imagens
Desafio do Vesúvio/Divulgação