Inicio

O grupo de motoqueiros que se reúne para ajudar crianças que sofreram abusos

Quem são os "Bikers Against Child Abuse" e o que eles fazem quando se juntam?
Por History Channel Brasil em 21 de Julho de 2022 às 14:33 HS
O grupo de motoqueiros que se reúne para ajudar crianças que sofreram abusos-0

Estes homens aparentemente mal-encarados podem surpreender os olhares mais preconceituosos.  Um grupo de pessoas cheias de tatuagem, usando típicas roupas de motoqueiros, reunidas em um tribunal, estão ali por um motivo mais nobre do que se possa imaginar: apoiar crianças vítimas de abuso a denunciar os responsáveis pelos crimes. 

O grupo, chamado Bikers Against Child Abuse ("Motociclistas Contra o Abuso Infantil", em tradução livre), se define em suas redes sociais como "um corpo de motociclistas para capacitar as crianças a não sentirem medo do mundo em que vivem". 

O que fazem os motoqueiros?

A principal forma de ação dos "BACA" é inserir a criança vítima de violência em seu grupo, para que façam parte da comunidade e se sintam protegidas. Entre tantas outras coisas, os motoqueiros se reúnem para participar do julgamento, como uma forma de dar força para que a criança não se sinta intimidada e, assim, possa dizer a verdade diante do juíz. Nestas situações, muitas vezes, é necessário que a criança aponte quem é seu abusador, frente a frente com o criminoso. Por isso o trabalho do grupo é tão significativo.

No momento do reconhecimento, integrantes do grupo se sentam próximos à vítima e dizem palavras como: "Pode apontar quem é sem medo, pois nossos braços não deixarão mais esse monstro chegar perto de você. Agora você é um dos nossos. E mexeu com você, mexeu com a gente."

O grupo atua nos Estados Unidos e tem parceria com polícias de vários estados americanos, além de arrecadar fundos para oferecer ajuda psicológica e financeira às vítimas e suas famílias.

Fontes
https://bacaworld.org/
Imagens
Divulgação/BACA