Pesquisadores recriam rosto de imperador chinês que viveu há 1.500 anos

Para isso, eles usaram o crânio e o DNA extraído dos restos mortais de Wu, que reinou de 560 d.C. a 578 d.C.
Por History Channel Brasil em 31 de Março de 2024 às 12:15 HS
Pesquisadores recriam rosto de imperador chinês que viveu há 1.500 anos-0

Uma equipe de pesquisadores reconstruiu o rosto de um imperador chinês que viveu há cerca de 1.500 anos. Para isso, eles usaram o crânio e o DNA extraído dos restos mortais de Wu, líder da dinastia Zhou do Norte na China antiga . O estudo, publicado na revista Current Biology, sugere que a morte do governante aos 36 anos pode estar relacionada a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Etnia Xianbei

Sob seu reinado de 560 d.C. a 578 d.C., o imperador Wu construiu um exército forte e unificou a parte norte da China antiga após derrotar a dinastia Qi do Norte. O governante era etnicamente Xianbei, um antigo grupo nômade que habitava o que hoje é a Mongólia, o norte e nordeste da China. Em 1996, arqueólogos descobriram a tumba do líder, onde estavam seus ossos (incluindo o crânio quase completo).

Ilustração do imperador Wu
Ilustração do imperador Wu (Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons)

O pesquisador Shaoqing Wen, da Universidade Fudan, em Xangai, conseguiu recuperar mais de 1 milhão de polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) no DNA de Wu, alguns dos quais continham informações sobre a cor da pele e do cabelo do imperador. Esse material, combinado com o crânio do governante, foi usado na reconstrução do rosto do líder em 3D. O resultado mostra que o imperador Wu tinha olhos castanhos, cabelos pretos e pele escura a intermediária, e suas características faciais eram semelhantes às dos asiáticos do norte e leste atuais.

"Alguns estudiosos afirmaram que os Xianbei tinham aparências 'exóticas', como barba espessa, ponte nasal alta e cabelos amarelos", disse Wen. "Nossa análise mostra que o imperador Wu tinha características faciais típicas do leste ou nordeste asiático", acrescentou. "Anteriormente, as pessoas tinham que depender de registros históricos ou murais para imaginar como eram os antigos. Agora somos capazes de revelar a aparência do povo Xianbei diretamente", completou  Pianpian Wei, coautor do estudo.

O imperador Wu morreu aos 36 anos de idade, e seu filho também faleceu jovem sem motivo claro. Alguns arqueólogos afirmam que o governante morreu de doença, enquanto outros argumentam que ele foi envenenado por seus rivais. Ao analisar seu DNA, os pesquisadores descobriram que o imperador tinha um maior risco de AVC, o que poderia ter contribuído para sua morte.

Cell Press, via EurekAlert