Inicio

Pirâmide de 3.400 anos é encontrada durante escavações no Cazaquistão

Construída entre os séculos XIV e XII a.C., a estrutura teria sido erguida em homenagem a um líder local que governou a região
Por History Channel Brasil em 03 de Novembro de 2023 às 15:09 HS
Pirâmide de 3.400 anos é encontrada durante escavações no Cazaquistão-0

Durante escavações no mausoléu de Karajartas, no Cazaquistão, arqueólogos encontraram uma pirâmide erguida por membros da cultura andronovo, que floresceu na Idade do Bronze. De acordo com os pesquisadores, os resultados das análises de carbono 14 apontam que a estrutura foi colocada de pé entre os séculos XIV e XII a.C. Outras construções semelhantes já haviam sido descobertas no local.

Mausoléus de líderes

Segundo Aibar Kassenali, pesquisador do Museu Nacional do Cazaquistão, a presença de múltiplos mausoléus piramidais escalonados na região indica que o vale do rio Taldı, localizado nas estepes de Sari Arka, foi usado pelas comunidades andronovas como local de sepultamento para seus líderes destacados. Trata-se de uma prática semelhante à forma como o Vale do Nilo era usado no Egito para enterrar os faraós.

Os artefatos encontrados na câmara funerária indicam que a pirâmide tenha sido erguida em homenagem a um líder local que governou as estepes cazaques durante a era andronovo. Especificamente, o estilo da cerâmica presente no local sugere que a estrutura data da era Begazı Dandibay, que representa a última fase do período andronovo.

Kassenali enfatizou que a construção de uma estrutura tão monumental na Idade do Bronze e em uma região tão árida quanto as estepes é um indicativo do profundo entendimento da arte e das ricas crenças espirituais alcançadas pelas comunidades daquele período. Isso sugere que esse povo possuía um alto nível de sofisticação cultural e espiritual na época em que a pirâmide foi erguida.

Fontes
El Español e TRT
Imagens
iStock