Início

Rara espada viking encontrada na Escócia "tem muitas histórias para contar"

De acordo com os pesquisadores, a peça é complexa e remonta ao século IX
Por History Channel Brasil em 10 de Dezembro de 2021 às 22:14 HS
Rara espada viking encontrada na Escócia "tem muitas histórias para contar"-0

Arqueólogos encontraram uma rara espada viking durante escavações nas Ilhas Orkney, na Escócia. O artefato foi descoberto em 2015, mas apenas agora ele está sendo estudado. De acordo com pesquisadores, a peça é complexa e remonta ao século IX.

Vikings no Reino Unido

"Para preservar o máximo de evidências, nós transportamos a espada e o solo em volta dela em um bloco e os levamos a um laboratório para que ela fosse escavada de forma forense", disseram os arqueólogos. Apesar de estar bastante corroída, análises de raios-x revelaram que a empunhadura da arma era ricamente decorada. Acredita-se que metais diferentes tenham sido combinados para criar um padrão semelhante ao de um favo de mel. 

“É tão frágil que nem sabemos como é a parte de baixo, então nosso entendimento com certeza mudará nos próximos meses", diz o comunicado dos arqueólogos. Os pesquisadores acreditam que a espada "tem muitas histórias para contar".  As escavações também revelaram uma série de outras descobertas, como evidências de um enterro de barco viking, um escudo, flechas e uma fivela.

Recentemente, outras descobertas que remetem ao período dos vikings foram feitas no Reino Unido. Entre elas, estão uma rara cruz de prata, um "cofrinho" e um tesouro.

Fontes
BBC
Imagens
AOC Archaeology