Inicio

Rosto de Ramsés II é recriado por cientistas baseado em tomografia da múmia do faraó

Acredita-se que ele tenha sido o governante que perseguiu os israelitas no Livro bíblico do Êxodo
Por History Channel Brasil em 20 de Janeiro de 2023 às 11:25 HS
Rosto de Ramsés II é recriado por cientistas baseado em tomografia da múmia do faraó-0

O faraó Ramsés II, um dos mais famosos do Egito, governou por 66 anos, de 1279 a.C. até 1213 a.C. Acredita-se que ele tenha sido o governante que perseguiu os israelitas no Livro bíblico do Êxodo. Sempre retratado como um homem bonito em estátuas e gravuras da época, agora ele finalmente tem seu verdadeiro rosto revelado por cientistas. 

Rosto rejuvenescido 

Para recriar as feições do faraó, os cientistas utilizaram exames de tomografia computadorizada feitos anteriormente na múmia do faraó. Depois disso, eles usaram um software moderno para criar um modelo 3D de sua cabeça. "O software identifica as propriedades das várias camadas de materiais no rosto da múmia, como bandagens de linho sobrepostas, e permite desembrulhar digitalmente os faraós", disse Sahar Saleem, líder do projeto e professora da Universidade do Cairo. O vídeo abaixo mostra o resultado:

O processo de recriação da aparência do faraó foi feito no Laboratório do Rosto da Universidade John Moores, em Liverpool, no Reino Unido. Caroline Wilkinson, diretora do laboratório, usou técnicas de imagens geradas por computador (CGI) para adicionar texturas de pele, olhos e cabelos, com base em características dos egípcios daquela época. Apesar de Ramsés II ter morrido aos 90 anos, seu rosto foi rejuvenescido em várias décadas para mostrá-lo no auge de seu poder, quando tinha cerca de 45 anos.

O faraó que teria perseguido Moisés e os israelitas na história do Êxodo nunca é mencionado na Bíblia, mas vários historiadores acham que sua representação se assemelha às características de Ramsés II. Apesar disso, não há registros arqueológicos que comprovem essa hipótese. Durante seu reinado, Ramsés II expandiu o império egípcio até o norte da atual Síria e construiu muitas estruturas monumentais, incluindo a expansão do Templo de Karnak.

Fontes
IFLScience e Live Science
Imagens
iStock