Inicio

Ruínas de templo de Poseidon são encontradas em local atingido por tsunamis na Grécia

Arqueólogos acreditam que o santuário foi construído na região para conter a fúria do deus do mar
Por History Channel Brasil em 13 de Janeiro de 2023 às 18:10 HS
Ruínas de templo de Poseidon são encontradas em local atingido por tsunamis na Grécia-0

Há cerca de dois mil anos, o historiador grego Estrabão registrou em seus escritos a presença de um importante santuário dedicado a Poseidon, deus dos mares, localizado na costa oeste do Peloponeso. Recentemente, pesquisadores identificaram as possíveis ruínas desse templo na localidade de Kleidi. Agora, os arqueólogos acreditam que a estrutura foi construída de propósito em colinas que eram constantemente atingidas por tsunamis.

Fúria de Poseidon

Em 2021, o geofísico  Dennis Wilken, da Universidade de Kiel, na Alemanha, encontrou vestígios de estruturas em um local no sopé leste do grupo de colinas. No ano seguinte, após o trabalho inicial de escavação sob a supervisão da arqueóloga Birgitta Eder, essas ruínas provaram ser as fundações de um antigo templo que poderia ser o tão procurado templo de Poseidon. "A localização deste local sagrado descoberto corresponde aos detalhes fornecidos por Estrabão em seus escritos", enfatizou Eder, que trabalha para o Instituto Arqueológico Austríaco.

Ruínas do templo
Ruínas do templo (Imagem: Dr. Birgitta Eder / Athens Branch of the Austrian Archaeological Institute/Divulgação)

Segundo os pesquisadores, foram encontradas evidências de que a região onde as ruínas estão localizadas tem um longo histórico de ter sido atingida por tsunamis. "Os resultados de nossas investigações até o momento indicam que as ondas do mar Jônico colidiam contra o grupo de colinas até o quinto milênio a.C.", disse Andreas Vött, Professor de Geomorfologia na Universidade Johannes Gutenberg, na Alemanha.

Os arqueólogos afirmam que é possível que o local tenha sido especificamente selecionado para o local do templo de Poseidon devido a esses fenômenos marítimos extremos. Isso porque esse deus grego era considerado o responsável por terremotos, maremotos e tsunamis. Talvez o santuário tivesse o propósito de conter a fúria da divindade. 

Fontes
Universidade Johannes Gutenberg
Imagens
iStock