Inicio

Ruínas do teatro perdido do imperador Nero são encontradas em Roma

A edificação era mencionada em textos antigos, mas nunca havia sido localizada
Por History Channel Brasil em 28 de Julho de 2023 às 11:52 HS
Ruínas do teatro perdido do imperador Nero são encontradas em Roma-0

Durante escavações em Roma, arqueólogos encontraram as ruínas do teatro erguido pelo imperador Nero (37-68 d.C.). Amante das artes, acredita-se que ele usava o local para ensaiar suas apresentações de música e poesia. A edificação era mencionada em textos antigos, mas nunca havia sido localizada. 

Descoberta excepcional

Segundo o El País, os pesquisadores descobriram as escadas do teatro, a fachada do palco, colunas de mármore e salas que talvez fossem usadas para o figurino. "Esta é uma descoberta de importância excepcional, que testemunha um edifício extraordinário da época dos imperadores Júlio-Claudianos, conhecido de fontes antigas, mas nunca encontrado", disse Daniela Porro, superintendente especial de Roma. As ruínas foram descobertas em uma região que está sendo escavada desde 2020, perto do Palazzo della Rovere.

As escavações também revelaram outras descobertas históricas importantes. Entre elas, estão os possíveis restos do Horti di Agrippina, onde Calígula construiu um grande circo para corridas de cavalos, bem como vestígios das atividades de produção e peregrinação da era medieval e até mesmo artefatos do século XV. As autoridades locais dizem que os achados serão exibidos ao público depois que forem estudados e catalogados. 

Um dos imperadores romanos mais controversos, Nero governou Roma de 54 d.C. até sua morte por suicídio, 14 anos depois. Ele ficou mais conhecido por suas libertinagens, assassinatos políticos, perseguições aos cristãos e uma paixão pela música que levou ao boato de que ele tocava lira enquanto Roma queimava durante o grande incêndio de 64 d.C. Segundo rumores, ele também matou sua segunda esposa, Popeia Sabina, a pontapés, enquanto estava grávida. 

Fontes
Newsweek e ABC News
Imagens
iStock