Inicio

Tumba de escriba real contendo feitiços é encontrada no Egito

No local, foi encontrado um grande sarcófago de pedra, além de representações de deuses
Por History Channel Brasil em 04 de Novembro de 2023 às 13:08 HS
Tumba de escriba real contendo feitiços é encontrada no Egito-0

Durante escavações em Abusir, no Egito, arqueólogos encontraram a tumba de um escriba real chamado Jhoti Em Hat. No interior da câmara mortuária, coberto com decoração em relevo, foi descoberto um grande sarcófago de pedra que apresenta inscrições hieroglíficas e representações de deuses. No local, os pesquisadores também encontraram textos religiosos contendo feitiços.

Tumba familiar

Segundo a equipe arqueológica do Instituto Tcheco de Egiptologia, a tumba data da época da invasão persa do Egito. A parte superior da estrutura parece ter sido destruída por saqueadores no século V a.C. Mas a câmara mortuária, localizada quase 15 metros abaixo do solo, é ricamente decorada com vários textos e obras de arte.

A análise do esqueleto de Jhoti Em Hatt indica que o escriba, que morreu com aproximadamente 25 anos de idade, sofria de osteoporose grave. Na tumba também foram encontrados os restos mortais de familiares do homem. Segundo os pesquisadores, sua mãe provavelmente veio de uma parte diferente do país. Seus dois nomes podem ser traduzidos como "Núbia" e "Raposa", este último escrito de uma forma incomum, provavelmente berbere. 

De acordo com os arqueólogos, uma das paredes da câmara funerária contém uma longa série de textos religiosos. Esses escritos tinham como objetivo garantir a entrada tranquila do morto no além-mundo. Alguns dos textos também traziam uma espécie de feitiço contra mordidas de cobra. Os pesquisadores acreditam que a descoberta irá ajudar a entender melhor as mudanças históricas que ocorreram no Egito nos tempos turbulentos entre os séculos VI e V a.C. 

Fontes
Newsweek, Instituto Tcheco de Egiptologia e Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito
Imagens
Petr Košárek/Instituto Tcheco de Egiptologia/Divulgação