Início

Vídeo: Inteligência artificial restaura filme de passeio por Berlim em 1896 em cores e alta definição

Imagens registradas há mais de 125 anos ganharam nova vida ao serem restauradas com um impressionante nível de detalhes
Por History Channel Brasil em 14 de Janeiro de 2022 às 18:03
Vídeo: Inteligência artificial restaura filme de passeio por Berlim em 1896 em cores e alta definição-0

Novas tecnologias baseadas em redes neuronais deram nova vida a um filme que retrata um passeio em Berlim em 1896. Com o uso de inteligência artificial, as imagens ganharam uma versão atualizada em cores e com qualidade 4k de alta definição. A restauração é tão incrível que dá a impressão de que o registro foi feito ontem (a única diferença são as roupas e veículos utilizados pela população).

Registro histórico de Berlim

O trabalho foi publicado pelo canal do YouTube “Upscaled Studio”, formado por um grupo de profissionais que se dedica a resgatar antigos registros de valor histórico. O filme mostra um passeio pela Friedrichstrasse, uma das ruas comerciais mais importantes de Berlim, localizada no centro da cidade. Meio século depois, a via foi cortada ao meio pelo famoso ponto conhecido como Checkpoint Charlie, na fronteira entre a Alemanha Oriental e Ocidental.

As imagens restauradas trazem detalhes espantosos e um realismo digno de um dia atual na capital alemã. Assim que o filme foi postado, logo chamou atenção. Em poucos mais de dez dias, alcançou mais de 20 mil reproduções.

O registro é de importância histórica, pois trata-se de um dos filmes mais antigos feitos em Berlim. As câmeras cinematográficas eram novidade na época. As primeiras foram desenvolvidas por Thomas Edison em 1890. Em 1895, Louis Lumière (pai dos irmãos Lumière, pioneiros do cinema) patenteou o Cinematographe, uma combinação de câmera e projetor capaz de exibir imagens em movimento em uma tela para o público. O equipamento era menor, mais leve e usava menos filme do que o aparelho de Edison, tornando seu uso mais prático.

Fontes
RT
Imagens
Youtube /Upscaled Studio/Reprodução