Hoje na história

05.fev.2021

Christopher Plummer, emblemático ator de "A Noviça Rebelde, morre aos 91 anos

O ator Christopher Plummer morreu em 5 de fevereiro de 2021, aos 91 anos, em Connecticut, nos Estados Unidos. Ele se consagrou no cinema com o papel de Capitão Von Trapp, no clássico "A Noviça Rebelde" (1965). A causa da morte não foi revelada.

Plummer nasceu em Toronto e foi criado em Senneville, Quebec, no Canadá. Desde cedo ele se interessou pelas artes cênicas, atuando nas primeiras peças teatrais enquanto ainda estava no ensino médio. Começava assim uma carreira de sucesso.

Após se destacar nos palcos, estreou na TV canadense no início da década de 1950. Logo em seguida, também passou a atuar em produções dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, começou a estrelar em produções teatrais da Broadway. Estreou no cinema em 1958, no filme Quando o Espetáculo Termina, de Sidney Lumet.

Em 1965, sua carreira estourou ao interpretar o Capitão Von Trapp, em A Noviça Rebelde, de Robert Wise. No musical, ele vive um viúvo, pai de sete filhos, que contrata como governanta uma noviça que fugia da ocupação nazista da Áustria. O filme foi um sucesso em todo o mundo, se tornando o mais lucrativo até então, superando o recorde de bilheteria de "...E O Vento Levou".

Nos anos seguintes, Plummer estrelou filmes como "O Homem que Queria ser Rei" (1975), "A Volta da Pantera-Cor-de-Rosa" (1975) e "Assassinato por Decreto" (1979), no qual interpretava Sherlock Holmes. Também teve papéis de destaque em "Malcolm X" (1992) e "Os 12 Macacos".

Em 2010, aos 82 anos, Plummer ganhou seu primeiro e único Oscar, na categoria de Ator Coadjuvante, por seu papel em "Toda Forma de Amor", de Mike Mills, tornando-se o atpr mais velho a conquistar uma estatueta competitiva na premiação da Academia. Ele foi indicado novamente na mesma categoria pelo filme Todo o Dinheiro do Mundo, de Ridley Scott.


Imagem: Ron Adar / Shutterstock.com