Hoje na história

06.mar.1902

É fundado o Real Madrid

Em 6 de março de 1902, o Madrid Foot-Ball Club foi fundado por Julián Palacios e pelos irmãos Juan e Carlos Padrós em Madrid, na Espanha. Conhecido mais tarde como Real Madrid, o clube se tornaria um dos mais importantes da história do futebol mundial.

Tendo como marca registrada os uniformes azuis e brancos (originalmente inspirados em um time inglês), o Real Madrid começou a se consolidar na Espanha quase que imediatamente. De 1905 a 1907, com seu primeiro técnico, o inglês Arthur Johnson, o time ganhou três títulos seguidos na Liga Espanhola, conhecida como La Liga. Foi apenas o início de uma trajetória vitoriosa. Ao todo, o clube foi campeão de 33 edições do campeonato La Liga (até 2019), tendo conquistado impressionantes cinco títulos consecutivos entre 1986 e 1990.

O lendário renome internacional do Real Madrid foi estabelecido sob a liderança de Santiago Bernabéu, que jogou no time de 1912 a 1927 e atuou como presidente do clube de 1943 a 1978. Em 1953, Bernabéu começou a contratar os melhores jogadores do mundo, começando pelo jogador mais icônico do time até hoje, o argentino Alfredo Di Stéfano. A equipe ganhou a Copa dos Campeões da Europa cinco vezes seguidas, de 1956 a 1960. Bernabéu então mudou os rumos da equipe e na década de 60 montou um time somente com jogadores espanhóis. Em 1966, o Real Madrid ganhou sua sexta Copa dos Campeões da Europa com um time que rivalizava em popularidade com os Beatles no continente europeu. 

Em toda a sua história, jogadores lendários como Ferenc Puskás, Zinédine Zidane, Ronaldo, David Beckham, Cristiano Ronaldo passaram pela equipe. Em 2000, a FIFA nomeou o Real Madrid como o melhor time de futebol do século XX. Dois anos depois, o clube celebrou o seu centenário. 


Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons