Início

Estreia a bem-humorada série do Batman na TV

Estreia a bem-humorada série do Batman na TV-0

Em um dia como este, no ano de 1966, estreava nos Estados Unidos a série de TV Batman, no canal ABC. A produção, baseada nos quadrinhos do homem-morcego, era estrelada por Adam West (Batman/Bruce Wayne) e Burt Ward (Robin/Dick Grayson), que interpretavam dois heróis que combatiam o crime e defendiam Gotham City. O programa se consolidou como um marco da cultura pop.

De tom bem-humorado e com recursos visuais de histórias em quadrinhos (usando onomatopeias como "POW!" e "BAM!" na tela para representar lutas), a série é considerada uma sátira ao mito do super-herói. Quando surgiu nas páginas da revista Detective Comics, em 1939, Batman era um personagem sombrio e atormentado. Mas, na década de 1960 suas aventuras nos gibis já haviam ganhado um tom mais leve. 

Esse espírito de leveza se traduziu na adaptação das aventuras de Batman para a TV. William Dozier, produtor da atração, nunca havia lido histórias em quadrinhos, mas quando foi apresentado ao personagem afirmou que a única chance de a série dar certo seria com uma abordagem cômica exagerada. A decisão foi certeira e o programa se tornou um fenômeno de audiência (o episódio de estreia foi visto por 49,5% dos telespectadores dos EUA).

A abertura da série já fisgava os espectadores com uma música-tema divertida e inesquecível (ta-na-na-na-na....Batman!!!!). O visual colorido e a galeria de vilões excêntricos e carismáticos, como o Coringa (Cesar Romero), Pinguim (Burgess Meredith) e a Mulher-Gato (interpretada em diferentes temporadas por Julie Newmar, Lee Meriwether e Eartha Kitt), também foram responsáveis por transformar o programa em um sucesso. 

O tom afetado e espalhafatoso da série rendeu até mesmo especulações de que Batman e Robin formariam um casal gay. Uma teoria diz que as personagens Tia Harriet (que morava na Mansão Wayne com os heróis) e Batgirl teriam sido acrescentadas no programa para afastar esses rumores.  

Batman teve três temporadas, com um total de 120 episódios, e chegou ao fim em 14 de março de 1968. No Brasil, foi exibida originalmente pela TV Paulista (que depois seria adquirida pela Globo). No Rio de Janeiro, a emissora de Roberto Marinho lançou a atração em horário nobre. Mais tarde, a série foi ao ar pelo SBT e pelas TVs por assinatura Fox, FX e TCM.


Imagem: Greenway Productions/Domínio Público, via Wikimedia Commons