Hoje na história

19.jun.2020

Ian Holm, o Bilbo Bolseiro de O Senhor dos Anéis, morre aos 88 anos

O ator britânico Ian Holm morreu em 19 de junho de 2020, aos 88 anos. Ele ficou conhecido por interpretar no cinema personagens como Bilbo Bolseiro, da trilogia "O Senhor dos Anéis", e Ash, de "Alien, O Oitavo Passageiro". A morte do artista está relacionada ao mal de Parkinson.

Filho de pais escoceses, ele nasceu no condado de Essex, na Inglaterra. Em 1949, ele começou a estudar artes cênicas na Royal Academy of Dramatic Art. Holm se consagrou nos palcos teatrais como astro da Royal Shakespeare Company antes de deixar sua marca na televisão e no cinema.

Apesar de atuar em filmes desde o final dos anos 1960, seu primeiro papel de destaque foi o do androide Ash em "Alien, O Oitavo Passageiro" (1979), de Ridley Scott. A partir daí, consagrou-se por atuações em "Carruagens de Fogo" (1981), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante, "Greystoke - A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva" (1984), de Hugh Hudson, e "Brazil, o Filme" (1985), de Terry Gilliam.

Em 1997, atuou em "O Quinto Elemento", de Luc Besson, e "O Doce Amanhã", de Atom Egoyan. Ele ficou mais popular com o público  jovem ao interpretar Bilbo Bolseiro na trilogia "O Senhor dos Anéis", que estreou em 2001. Foi agraciado com o título de Comandante da Ordem do Império Britânico em 1990 e nomeado Cavaleiro (Sir) em 1998, devido aos seus serviços prestados ao teatro.


Imagem: New Line Cinema/Reprodução