Hoje na história

26.jan.2020

Kobe Bryant, lenda do basquete, morre em acidente de helicóptero aos 41 anos

O ex-jogador de basquete Kobe Bryant morreu no dia 26 de janeiro de 2020 em um acidente de helicóptero na Califórnia, nos Estados Unidos. Outras quatro pessoas que estavam a bordo da aeronave também morreram, entre elas a filha de 13 anos do esportista, Gianna. O atleta era uma lenda do esporte: foi campeão da NBA por cinco temporadas e eleito 18 vezes para o All-Star Game (o Jogo das Estrelas). Ele foi um dos maiores ídolos do Los Angeles Lakers, onde jogou por 20 anos.

Nascido na Filadélfia, Bryant era o mais novo do filhos do jogador de basquete Joe Bryant. Aos seis anos, Kobe mudou-se com sua família para a Itália, quando o pai deixou a NBA para jogar na Europa. Em 1991, Kobe voltou aos Estados Unidos. 

O atleta não precisou passar por uma grande universidade para chamar a atenção dos olheiros da NBA. Foi em Lower Merion, subúrbio da Filadélfia, que ele já começou a se destacar. No seu segundo ano de High School, Kobe foi treinado por seu próprio pai. Em 1996 começou a jogar profissionalmente pelo Los Angeles Lakers.

Somando as 20 temporadas na NBA, Bryant fez 33.643 pontos, quarta maior marca de todos os tempos, atrás apenas de Kareem Abdul-Jabbar (38.387), Karl Malone (36.928) e LeBron James (33.655). Ele também foi medalhista de ouro pela seleção dos Estados Unidos em 2008 e 2012. Em 13 de abril de 2016, Bryant jogou sua última partida na NBA contra o Utah Jazz, onde marcou 60 pontos (a melhor marca da temporada), na vitória dos Lakers por 101 a 96. Além dos prêmios como jogador, ele também ganhou um Oscar na categoria Melhor curta-metragem de animação pelo filme Dear Basketball, que dirigiu e escreveu junto com Glen Keane.


Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons