Hoje na história

04.mar.2000

Lançado o PlayStation 2, o console mais vendido de todos os tempos

O PlayStation 2 (PS2), o console mais vendido da história e o preferido de muitos gamers, foi lançando no Japão no dia 4 de março de 2000. O PS2 chegou ao mercado na esteira do sucesso do PlayStation, que marcou a entrada vitoriosa da Sony na indústria dos videogames. Os principais rivais na época eram empresas como a SEGA e a Nintendo.

 

Apenas em seu primeiro dia de vendas, o PS2 atingiu a incrível marca de US$ 250 milhões em vendas. Era difícil encontrar o produto das prateleiras tamanha a procura. 

 

Em outubro de 2000, o produto foi lançado na América do Norte e, posteriormente, em novembro, na Europa. No Brasil, o PS2 só chegou ao mercado, oficialmente, em 2009.

 

O videogame foi fabricado ao longo de 13 anos - uma outra marca incrível do console -, que só saiu de produção em 2013. Outro número impressionante é o de jogos lançados para o PS2: 3.874 títulos, com mais de 1.5 bilhão de cópias vendidas. Alguns games de grande sucesso foram God of War, Final Fantasy X, Metal Gear Solid 3: Snake Eater, GTA: San Andreas e Gran Turismo 4.

 

De acordo com dados da Sony, o PS2 já venceu mais de 150 milhões de unidades no mundo todo. No seu auge, recebeu títulos originais como Devil May Cry, Guitar Hero, Kingdom Hearts, além de séries como Pro Evolution Soccer, Harry Potter, Resident Evil, Final Fantasy e sucessos da Midway, como Mortal Kombat Deadly Alliance, Mortal Kombat Deception, Mortal Kombat Shaolin Monks e Mortal Kombat Armageddon. No Brasil, um dos jogos mais procurados era o Winning Eleven.

 

Alguns fatores foram decisivos para o sucesso estrondoso do PS2: o console era compatível com os games do seu antecessor (a chamada quinta geração); além de ser um videogame, também era DVD player, uma tecnologia em alta na época, mas cujos aparelhos possuíam alto custo; o videogame tinha um preço bastante competitivo. Seu valor de mercado, inclusive, derrubou o principal rival, o SEGA Dreamcast. Apenas depois do lançamento do PS2 é que surgiram o Nintendo GameCube e o Microsoft Xbox, mas a Sony seguiu mantendo a liderança no mercado durante muitos anos com o console.

 

No final de 2004, a Sony lançou a versão “slim” do console, menor, mais leve e mais barata, com modem para jogar online. Em 2006, mesmo com o anúncio do PlayStation 3, a produção do PS2 não parou. 



Crédito: Evan-Amos (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons