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LinkedIn é lançado oficialmente

A rede social se estabeleceu como uma das mais importantes ferramentas de gestão profissional
Por History Channel Brasil em 27 de Abril de 2023 às 10:50 HS
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O LinkedIn foi lançado oficialmente em 5 de maio de 2003. Atualmente, a rede social que tem como foco os relacionamentos profissionais conta com 900 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. O site se estabeleceu como uma das mais importantes ferramentas na busca por emprego e no desenvolvimento de carreiras. 

Conexões profissionais

Ao contrário do Facebook ou de outras redes sociais, que geralmente são recreativas, o LinkedIn se concentra nas conexões profissionais do usuário. Lá, os usuários devem criar uma página de perfil semelhante a um currículo, na qual podem resumir sua carreira, mostrar suas habilidades e conhecimentos especiais, bem como listar suas qualificações educacionais e jornada profissional. A plataforma permite que os seus participantes procurem empregos, se conectem com colegas e empresas, além de poder receber recomendações de outros usuários.

O LinkedIn começou a ser desenvolvido no ano de 2002, na sala de estar de Reid Hoffman, em Mountain View, na Califórnia. O cofundador do site já tinha várias experiências anteriores em startups, tendo trabalhado como membro do conselho do Google, PayPal e eBay. Após o primeiro mês de operação, a rede social alcançou mais de 4.500 usuários.

Em 2004, o LinkedIn atingiu seu primeiro milhão de usuários. Somente dois anos depois é que a rede social passou a se tornar lucrativa. A companhia continuou seu crescimento e se expandiu pelo mundo, abrindo sedes no Reino Unido, França e Espanha em 2008. Naquele ano, a plataforma tinha mais de 15 milhões de usuários e em 2011 esse número já havia saltado para mais de 100 milhões de pessoas cadastradas.

Em 2013, ao celebrar seu décimo aniversário, o LinkedIn contava com 225 milhões de usuários. Em junho de 2016, a Microsoft anunciou que iria adquirir o LinkedIn por um valor total de US$ 26,2 bilhões, e a segunda maior aquisição feita pela companhia até hoje. Atualmente, sob a liderança de Ryan Roslansky, o LinkedIn conta com um modelo de negócios diversificado, com receita proveniente de assinaturas, vendas de publicidade e de soluções de recrutamento. 

Imagens
iStock.com/hocus-focus