Hoje na história

09.Maio.2020

Little Richard, um dos lendários pais do rock 'n' roll, morre aos 87 anos

O cantor e compositor Little Richard, um dos pais do rock 'n' roll, morreu em 9 de maio de 2020, aos 87 anos. A causa da morte ainda é desconhecida. A partir da década de 1950, o artista se destacou por seu estilo enérgico de tocar piano e visual extravagante. 

Nascido em Macon, na Geórgia, no sul dos Estados Unidos, Richard Wayne Penniman era de uma família religiosa. Seu avô era pastor de uma igreja batista. Nesse ambiente, ele começou a cantar canções gospel em celebrações religiosas. Ao mesmo tempo, se interessava por música popular, especialmente R&B. Enquanto estava no colegial, Richard tocou saxofone na banda da escola. Foi na adolescência que ele também aprendeu a tocar piano.

A paixão por música secular acabou causando confronto com sua família. Na adolescência, foi expulso de casa por seu pai, que não concordava com o estilo de vida do filho. Aos 14 anos se juntou a um show onde chegava a aparecer vestido de mulher.

No início dos anos 1950, ele participou de suas primeiras gravações. Com o fracasso inicial de sua carreira como músico profissional, Richard acabou trabalhando como lavador de pratos em Macon. O sucesso finalmente chegou em 1955, com o clássico "Tutti Frutti". O grito de guerra "a-wop-bop-a-loo-bop-a-wop-bam-boom!" se tornou sua marca registrada. A canção seria regravada por muitos músicos, incluindo Elvis Presley.

Na sequência, vieram outros hits, como "Lucille" e "Long Tall Sally". Seu primeiro álbum, Here's Little Richard (1957), alcançou o 13º lugar nas paradas dos Estados Unidos. Em 1958, em conflito com sua sexualidade e sua fé, Richard voltou à vida religiosa, abandonando temporariamente o mundo da música secular.

Em 1962, foi convencido a tocar rock novamente e a fazer uma turnê na Inglaterra. Alguns de seus shows no país tiveram abertura dos Beatles, que eram fortemente influenciados por ele. Nos anos seguintes, Little Richard continuou a gravar e se apresentar ao vivo. Jimi Hendrix chegou a fazer parte de sua banda como guitarrista entre 1964 e 1965.

A influência de Richard no rock e na música pop é inestimável. Paul McCartney idolatrava o músico durante a juventude. Em seus primeiros álbuns, os Beatles gravaram canções dele. Mick Jagger e Keith Richards, dos Rolling Stones, também foram profundamente influenciados por Little Richard. Jagger se referia a ele como "meu primeiro ídolo". David Bowie também se disse inspirado por Little Richard, dizendo que quando escutou "Tutti Frutti" pela primeira vez, "ouviu Deus". Richard continuou a se apresentar ao vivo até 2013. Depois disso, se afastou dos palcos devido a problemas de saúde.


Imagem: Anna Bleker, via Wikimedia Commons