Hoje na história

18.DEZ.2018

Meteoro com energia equivalente a dez bombas de Hiroshima explode na Rússia

Em 18 de dezembro de 2018, um meteoro explodiu no ar na costa do Mar de Bering, na península de Kamchatka, na Rússia. Por volta do meio-dia, horário local, o asteroide de aproximadamente 10 metros de diâmetro entrou na atmosfera a uma velocidade de 32,0 quilômetros por segundo. O objeto tinha uma energia equivalente a 173 quilotons, mais de 10 vezes a energia da bomba atômica lançada em Hiroshima em 1945. 

Com base na energia e velocidade do impacto, foi possível determinar que o asteroide tinha uma massa de 1600 toneladas e um diâmetro estimado entre 10 e 14 metros. Foi o maior asteroide a atingir a Terra desde a queda do meteoro de Chelyabinsk (em fevereiro de 2013) e o terceiro maior meteoro registrado desde 1900.

Como o meteoro caiu em uma localidade remota, o impacto passou quase despercebido na época. Os satélites Terra, da NASA, e Himawari 8, da Agência Meteorológica Japonesa, registraram a trilha de poeira do asteroide, mas não conseguiram captar imagens da explosão.

Rastro do meteoro de Kamchatka captado pelo satélite  Himawari 8, da Agência Meteorológica Japonesa, via Wikimedia Commons


Imagem: Meteoro de Chelyabinsk (fevereiro de 2013) - Alex Alishevskikh, via Wikimedia Commons