Hoje na história

01.DEZ.2018

Morre George H. W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos

O político estadunidense George Herbert Walker Bush morreu no início da madrugada de 01 de dezembro de 2018, aos 94 anos, em Houston, Texas, nos Estados Unidos. Ele foi o 41º presidente dos EUA. Diagnosticado com mal de Parkinson, em seus últimos anos de vida ele teve diversos problemas de saúde. 

Filiado ao Partido Republicano, Bush candidatou-se à presidência em 1988 e derrotou o candidato democrata Michael Dukakis. A política externa foi o que mais marcou sua presidência. Operações militares foram conduzidas no Panamá e no Golfo Pérsico em um período de mudança no panorama político mundial. O Muro de Berlim foi derrubado em 1989 e a União Soviética dissolveu-se dois anos mais tarde. 

Como presidente dos Estados Unidos, George Bush é talvez melhor conhecido por liderar a coalizão das Nações Unidas na Guerra do Golfo (1990–1991). Em 1990, comandado por Saddam Hussein, o Iraque invadiu seu vizinho rico em petróleo, o Kuwait. Em uma ação de política externa que seria questionada mais tarde, o presidente Bush conseguiu uma vitória militar incompleta, permitindo que Saddam Hussein ficasse no poder seguindo o conselho de seu então Secretário da Defesa, Dick Cheney.

Bush era o pai de George W. Bush, 43.º Presidente dos Estados Unidos, e de Jeb Bush, ex-governador da Flórida. Até à eleição de seu filho George W. Bush para presidente em 2000, Bush era usualmente referido simplesmente como "George Bush"; desde então, os nomes "George H. W. Bush" e "Bush Pai" tornaram-se comuns como um meio de distinguir os dois.

Sua saúde se fragilizou a partir dos anos 2010. Devido ao mal de Parkinson, precisava do auxílio de uma cadeira de rodas. Em 2012, ele passou quase dois meses internado com bronquite em um hospital. Em 2014, voltou a ser hospitalizado. Em 2015, quebrou um osso do pescoço após uma queda. Em 2017, foi internado por duas vezes com pneumonia.

Bush ficou viúvo em 17 de abril de 2018 após a morte de sua esposa Barbara Bush, com quem foi casado por 73 anos, sendo este o casamento presidencial mais duradouro da História dos Estados Unidos. Dias antes de sua morte, o ex-presidente estava sendo tratado em um hospital de Houston com sintomas de hipotensão. O político morreu em casa.


Imagem: Presidência dos Estados Unidos, via Wikimedia Commons