Hoje na história

21.Abr.2016

Morre o cantor Prince, um dos maiores ícones pop dos últimos tempos

Considerado por muitos críticos um dos grandes ícones da música pop dos últimos tempos, o cantor norte-americano Prince foi encontrado morto no dia 21 de abril de 2016, na casa onde morava em Chanhassen, no estado norte-americano de Minnesota, nos EUA. O músico tinha 57 anos e acredita-se que sua morte ocorreu por causa de uma acidental overdose de fentanil. Mutas pessoas do meio artístico lamentaram a morte repentina de Prince, como Madonna, Elton John, Paul McCartney e Lenny Kravitz. Seu corpo foi cremado numa cerimônia para amigos mais íntimos e parentes.

Nascido em Minneapolis no dia 7 de junho de 1958, Prince foi um compositor, multi-instrumentista, produtor e dançarino. Ele lançou mais de 35 discos ao longo de quatro décadas de carreira. Sua música mistura diversos gêneros como funk, R&B, soul, jazz, rock, pop e hip hop. Seu talento foi reconhecido com sete prêmios e 30 indicações no Grammy, um Oscar, um Globo de Ouro e 14 músicas no top 10 das paradas da Billboard nos EUA.

Prince foi um sucesso mundial nos anos 80, com "Purple Rain", que é considerado um dos melhores discos de todos os tempos. Entre seus outros hits conhecidos estão “When doves cry”, “Let’s go crazy” e “Kiss". Nos anos 90, o cantor também virou notícia por mudar o seu nome por um "símbolo do amor" e também escreveu a palavra "escravo" na bochecha para protestar contra as condições contratuais da gravadora Warner. Prince esteve apenas uma vez no Brasil, em 1991, quando tocou no Rock in Rio, no Maracanã.

 

 


Imagem: jimieye from flickr.com - http://www.flickr.com/photos/jimieye/ (http://www.flickr.com/photos/jimieye/503297960/) [CC BY 2.0 or CC BY 2.0], via Wikimedia Commons