Hoje na história

27.ago.1576

Morre Tiziano Vecellio, pintor italiano

Tiziano Vecellio nasceu no ano de 1477 e faleceu em 27 de agosto de 1576. Foi um pintor e figura principal da escola veneziana do século XVI e configurador de sua tradição colorista e pictórica. Em toda sua obra teve a capacidade para dotar as figuras de um sentimento de aflição convincente, de vida impulsiva, ao mesmo tempo em que ordenou os fatos com realismo emoldurando paisagens de grande vivacidade.

 

Sua obra, que atingiu de modo decisivo a evolução da pintura europeia, proporcionou uma alternativa poderosa e atraente à linear e plástica tradição florentina seguida por seus pares Miguel Ángel e Rafael. Esta alternativa, que foi tomada por Petrus Paulus Rubens, Diego Velázquez, Rembrandt, Eugène Delacroix e os impressionistas, segue viva na atualidade. Por direito próprio, a obra de Tiziano é considerada o topo das conquistas e sucessos no campo das artes visuais.

 


Imagem: Vecellio_di_Gregorio_Tiziano_-_autoritratto.jpg: Tizianoderivative work: Escarlati [Public domain], via Wikimedia Commons