Hoje na história

04.out.2006

Registrado o domínio do WikiLeaks

No dia 4 de outubro de 2006 era registrado o nome de domínio wikileaks.org. A publicação do primeiro documento do website - que ficou conhecido no mundo inteiro por "vazar" informações secretas para o mundo -, aconteceu em dezembro do mesmo ano.

O WikiLeaks tem sido predominantemente representado ao público, desde janeiro de 2007, pelo australiano e ativista Julian Assange, que é reconhecidamente o seu fundador, editor-chefe e diretor.

O WikiLeaks é uma organização pública e jornalística internacional sem fins lucrativos, que divulga informações secretas, faz vazamentos de notícias e de arquivos sigilosos a partir de fontes anônimas. O website foi criado na Islândia em 2006 pela organização Sunshine Press, que afirmava ter um banco de dados com mais de 1,2 milhão de documentos no ano seguinte ao lançamento do website.

Os documentos vazados do WikiLeaks já fizeram a manchete dos jornais pelo mundo inúmeras vezes. Suas fontes anônimas trouxeram à tona emails e arquivos confidenciais com importantes informações sobre conflitos no Afeganistão, prisioneiros na base norte-americana de Guantánamo, sobre a guerra no Iraque e informações confidenciais sobre diversos outros países.  

 


 

Imagem: Wikileaks , Nowikileaks [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons