Hoje na história

18.Abr.1938

Super-Homem faz sua primeira aparição

Um dos ícones da cultura pop norte-americana, o herói Super-Homem fazia a sua primeira aparição no dia 18 de abril de 1938 na revista Action Comics # 1, publicada pela National Publications Aliadas, um predecessor DC Comics. Em 1939, uma série auto-intitulada foi lançada.

O personagem foi criado pelo escritor Jerry Siegel e pelo artista Joe Shuster, estudantes do ensino médio que viviam em Cleveland, Ohio, em 1933. Com o sucesso inicial de Super-Homem, posteriormente, ele apareceu em vários seriados de rádio, tiras de jornal, programas de televisão, filmes e jogos. Super-Homem ajudou a criar um gênero de super-heróis e a estabelecer sua primazia dentro da história em quadrinhos dos Estados Unidos.

O personagem tem como características sua imensa força, a visão de raio-x e também sua roupa azul, capa vermelha e o "S" estilizado em vermelho e amarelo em seu peito. O Super-Homem nasceu em Kal-El no planeta Krypton. Ele chegou à Terra ainda criança antes de o seu planeta ser destruído.  Descoberto e adotado por um fazendeiro do Kansas e sua esposa, a criança foi criada como Clark Kent em meio a fortes valores morais. Muito cedo, começou a exibir habilidades sobre-humanas, que, ao atingir a maturidade, resolveu usar para o benefício da humanidade. O Super-Homem reside e atua na cidade fictícia de Metropolis. Como Clark Kent, ele é um jornalista do Daily Planet. O Super-Homem nutre sentimentos amorosos por Lois Lane, e o seu arquiinimigo é vilão Lex Luthor. O herói tem uma fraqueza: é vulnerável à kriptonita verde, um detrito mineral de Krypton, transformado em material radioativo pelas forças que destruíram o planeta.

 


Imagem: Wikimedia Commons