Inicio

A ciência explica por que os cachorros são os “melhores amigos” dos humanos

Por History Channel Brasil em 24 de Agosto de 2020 às 12:57 HS
A ciência explica por que os cachorros são os “melhores amigos” dos humanos-0

É inegável que cachorros são companheiros para todas as horas. O vínculo deles com os humanos está enraizado em uma longa história. Mas o que explica essa boa convivência iniciada há milênios? A ciência tem algumas respostas.

A relação entre humanos e cachorros é antiga. Pesquisadores de Harvard estimam que esses animais descendem de lobos pré-históricos que viviam na Eurásia entre 10 mil e 30 mil anos atrás. Tudo começou quando povos primitivos passaram a selecionar os espécimes mais sociáveis e começaram a domesticá-los.


 [VÍDEO RELACIONADO]

DESAFIO PRA CACHORRO | Duplas Dinâmicas

 


 Não se sabe exatamente qual foi o motivo principal para essa aproximação, mas logo ficou claro que o vínculo entre as pessoas e seus cães era mutuamente benéfico. Vários fatores explicam por que os cachorros se tornaram os melhores amigos dos humanos. Entre eles, estão a genética e o ambiente no qual o animal é criado.

De acordo com pesquisadores das universidades de Princeton e Oregon, a hipersociabilidade de cães está ligada a traços de seu DNA. Além da genética, o comportamento dos cachorros pode ser influenciado pelos estilos de vida e personalidades das pessoas com as quais convivem. Um estudo da universidade Eötvös Loránd, na Hungria, apontou que os donos influenciam quatro características principais dos animais: calma, treinabilidade, sociabilidade e ousadia.

Um outro estudo da mesma instituição húngara indicou que os cães são capazes de entender a fala humana. Usando equipamentos de tomografia computadorizada, os pesquisadores observaram que a região do cérebro dos cães ligada a recompensas reage às vozes de seus donos, especialmente quando são ditas palavras de aprovação. Esse mecanismo é semelhante ao que ocorre quando a linguagem é processada no cérebro humano, segundo o neurocientista Attila Andics.

Outro fator que torna a ligação entre humanos e cães mais forte é o contato visual. Cientistas da Universidade Azabu, no Japão, descobriram que quando cachorros e seus donos trocam olhares, ambos produzem a oxitocina, o "hormônio do amor". Inúmeros outros estudos apontam as razões pelas quais os cães são tão especiais em nossas vidas, mas não é necessário ser cientista para reconhecer todo o bem que eles nos fazem. 

 


Se você gostou de DESAFIO PRA CACHORRO, irá gostar também de TOP DOG: Cães policiais, no Canal A&E. Quarta, às 18h50.
Oferecido por Seresto, #Até8MesesDeProteção contra pulgas, carrapatos e leishmaniose.


Canal A&E: SKY 138/538 HD | NET/Claro 138/638 HD | Oi TV 73 HD | Vivo: 550/856 HD

 


Fonte: Insider

Imagem: Shutterstock.com