Inicio

O dia que o futebol conseguiu deter uma batalha da Primeira Guerra Mundial

Por History Channel Brasil em 14 de Janeiro de 2022 às 14:02 HS
O dia que o futebol conseguiu deter uma batalha da Primeira Guerra Mundial-0

A Primeira Guerra Mundial é recordada como um dos conflitos bélicos mais atrozes da história, com praticamente 10 milhões de mortos, cerca de 8 milhões de desaparecidos e mais de 20 milhões de feridos. Porém, na noite de 24 de dezembro de 1914, ocorreu algo simplesmente incrível.

 

 

 

De forma imprevista e espontânea, nessa noite, alemães e britânicos abandonaram as armas para unir-se em uma partida de futebol que não tem precedentes na história. Aconteceu em Ypres, na Bélgica, quando o esporte mais bonito do mundo foi mais forte que a guerra.

 

Os registros escritos em diários pessoais dos solados na fronteira atestam a veracidade do acontecido: “Nesse dia, não houve disparos. Foi um dia histórico, porque, quando conheci o oficial, organizamos um armistício de 48 horas. Centenas de soldados dos dois lados se reuniram e trocaram cumprimentos e presentes”.

 

Um dos soldados tinha uma bola de futebol, que serviu para celebrar a paz com uma partida entre os dois lados. Conta a história que os alemães venceram os britânicos por 2 a 1, ainda que o resultado tenha sido o de menos. Após a noite de Natal, o conflito seguiu seu curso pelos três anos seguintes.

 

Fonte: Infobae 

 


  

O dia que o futebol conseguiu deter uma batalha da Primeira Guerra Mundial - 1