ESPAÇO

Bilionário Richard Branson faz história ao alcançar o espaço

Ele e sua equipe ficaram alguns minutos fora da Terra a bordo da aeronave VSS Unity
Por: HISTORY Brasil

O bilionário britânico Richard Branson fez história neste domingo (11 de julho), ao alcançar o espaço. Ele e sua equipe ficaram alguns minutos fora da Terra a bordo da aeronave VSS Unity. Esta é a missão mais importante até agora da Virgin Galactic, empresa de turismo espacial fundada pelo empresário em 2004.

Voo espacial histórico

A aeronave partiu de um espaçoporto da Virgin Galactic no Novo México. A companhia não usou um foguete tradicional para o lançamento, mas um avião que decolou de uma pista e depois soltou, na altitude, a nave espacial que levava acoplada.  Por volta das 12h26, após um atraso no lançamento, a Unity se desprendeu e em 60 segundos quebrou a barreira da velocidade do som. Às 12h30, a aeronave alcançou sua altitude máxima de cerca de 80 km e iniciou o processo de retorno. Às 12h40, todos retornaram com segurança. 



Dois pilotos e quatro "especialistas da missão", com Branson entre eles, participaram da Missão Unity 22. No ápice do voo, a tripulação passou por alguns minutos de ausência de gravidade antes de começar a descida para a Terra.

A façanha de Branson faz parte de uma espécie de corrida espacial entre bilionários. Recentemente, Jeff Bezos, fundador da Amazon, anunciou a primeira missão de sua empresa Blue Origin, que além do empresário, levará a bordo a pessoa mais velha a sair da Terra, a aviadora Mary Wallace "Wally" Funk, de 82 anos. Já Elon Musk, da Space X, tem planos mais ambiciosos. Ele espera enviar em breve um turista à Lua, primeiro passo para realizar seu sonho de criar uma colônia em Marte.



VER MAIS


Fontes: CNN, Estadão e G1

Imagens: Virgin Galactic/Divulgação