ESPAÇO

Aviadora de 82 anos será a pessoa mais velha a ir ao espaço

Wally Funk deve entrar para a história ao participar de missão espacial da empresa Blue Origin
Por: HISTORY Brasil

A aviadora Mary Wallace "Wally" Funk, de 82 anos, está prestes a se tornar a pessoa mais velha a ir ao espaço. Trata-se de uma espécie de justiça histórica, já que na década de 1960 ela participou de um projeto espacial destinado a mulheres, mas acabou não se tornando astronauta devido ao cancelamento do programa. Agora, ela deve se juntar à primeira viagem tripulada da empresa Blue Origin, de Jeff Bezos, para fora da Terra.

Recorde de pessoa mais velha no espaço

O bilionário chamou Wally para ser sua "convidada de honra" na missão. Além dela, irão ao espaço o próprio Jeff Bezos, seu irmão Mark, e um passageiro misterioso que pagou 28 milhões de dólares por um lugar no veículo espacial New Shepard. A viagem está marcada para o dia 20 de julho.



A ideia é que a New Shepard alcance uma altura de aproximadamente 100 km acima da superfície da Terra, oferecendo aos passageiros a oportunidade de experimentar a microgravidade. A cápsula retornará à Terra usando paraquedas após cerca de 10 minutos no espaço. Wally deve quebrar o recorde do veterano astronauta John Glenn (1921 – 2016), que em 1998, aos 77 anos, se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço, a bordo da espaçonave Discovery.



Em 1961, Wally foi voluntária do programa Mulheres no Espaço, passando por rigorosos testes físicos e mentais com o objetivo de se tornar uma astronauta. Mas o programa foi abruptamente cancelado quando o governo dos Estados Unidos decidiu que as mulheres não deveriam ter permissão para usar as instalações militares necessárias para o treinamento espacial. O país só enviaria uma mulher ao espaço em 1983, quando Sally Ride participou de uma missão da NASA.

VER MAIS


Fontes: BBC, The Guardian e Space.com

Imagens: Departamento de Defesa dos EUA e Blue Origin/Reprodução