Tá Na História

Brasil intercepta caça britânico e quase entra em guerra com o Reino Unido

Conflito das Malvinas estava mexendo com o continente americano
Por: Thiago Gomide do Tá na História

O capitão Raul Dias e o capitão Marco Aurélio Coelho eram militares experientes. No dia 3 de junho de 1982, estavam se preparando para um treinamento quando um mecânico foi preparar os canhões de dois caças F-5. 



Pelo rádio, a ordem era de levantar voo e interceptar quatro aviões não identificados. Não teria mais treino. Agora era oficial.

A guerra pelas Malvinas, envolvendo Argentina e Reino Unido, estava mexendo com o continente americano. Dos quatro aviões rastreados somente um continuou a entrada no nosso espaço aéreo. Todos eram ingleses, mas os oficiais só tiveram essa informação no ar.

O Vulcan é um bombardeiro enorme, com alto poder destrutivo, mas pouca autonomia de voo. Precisa abastecer com frequência. Foi essa máquina mortífera que os dois militares brasileiros encararam de frente.



Já fazendo manobras de ataque, tentamos algumas vezes o contato. Nada. Silêncio do outro lado da linha.

Tensão nas alturas. Atirar ou não derrubar? Ficou aquilo rondando. O protocolo foi seguido: dar uma rajada de aviso.

Nada do piloto britânico responder. Mudo. Mesmo sob risco de ser morto, nem um pedido de ajuda.

Quais foram as atitudes tomadas por Raul Dias, homem que liderava a missão? Quais foram as desculpas dadas pelo piloto inglês pelo silêncio? O que estava querendo em solo brasileiro? Algum tiro acertou o poderoso Vulcan? Esse episódio quase terminou em tragédia. O Tá na História te conta todos os detalhes.


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade. 


Imagem: Mike Freer/GNU Free Documentation License, via Wikimedia Commons