Inicio

“Cabeça de Batata”: obra de arte é desfigurada em tentativa de restauração na Espanha

Por History Channel Brasil em 12 de Novembro de 2020 às 16:50 HS
“Cabeça de Batata”: obra de arte é desfigurada em tentativa de restauração na Espanha-0

Mais um caso de tentativa de restauração artística terminou de forma desastrosa na Espanha. Dessa vez, o alvo foi uma escultura que decora a fachada de um banco na cidade de Palencia. A imagem, inaugurada em 1923, ficou irreconhecível após o trabalho. Algumas pessoas brincaram dizendo que a estátua ficou parecida com o Sr. Cabeça de Batata. 

Restauradores de arte profissionais se revoltaram com o trabalho amador. A categoria pede que haja uma supervisão mais rigorosa para evitar que obras artísticas sejam desfiguradas. "Isso não é restauração. É uma intervenção não profissional", postou no Twitter a Associação Profissional de Restauradores da Espanha.

Há alguns meses, outro caso parecido chamou atenção na cidade espanhola de Valência. Naquela ocasião, o proprietário de uma cópia do quadro barroco "A Imaculada Conceição dos Veneráveis", de Murillo, contratou uma empresa de reformas de móveis para limpar a obra de arte. O problema é que a imagem da santa ficou irreconhecível ao final do trabalho.

A mais célebre dessas restaurações terríveis aconteceu em 2012, também na Espanha. Naquela ocasião, uma idosa desfigurou o afresco Ecce Homo, de Elías García Martínez  (1858–1934), em uma igreja do vilarejo de Borja na tentativa de recuperá-lo.  

“Cabeça de Batata”: obra de arte é desfigurada em tentativa de restauração na Espanha - 1


Fontes: NPR e The Art Newspaper

Imagens:  Antonio Guzmán Capel / Facebook/Reprodução e Wikimedia Commons