Inicio

Candy Crush é um simples jogo inocente? Pesquisadores dizem que não!

Por History Channel Brasil em 23 de Julho de 2014 às 01:21 HS
Candy Crush é um simples jogo inocente? Pesquisadores dizem que não!-0

O que está realmente por trás do game Candy Crush? O hit do Facebook, um jogo inocente com mais de 93 milhões de participantes, muitos dos quais confessam jogar mais de dez horas diárias, parece não ser tão inocente assim. Dores musculares, problemas sociais e de trabalho e vício incontrolável são apenas alguns dos efeitos colaterais que vieram à tona recentemente. 

 
Alguns cientistas resolveram investigar e, de acordo com Steve Sharman, da Universidade de Cambridge, que analisou diversas características do jogo e as respostas neurológicas de muitos usuários, o sucesso do Candy Crush está justamente em seu caráter viciante. Mas por que isso aconteceu? Veja abaixo algumas das razões:
 
Facilidade: o jogo é bastante simples e seu sistema de recompensas é obtido rapidamente. O ritmo dos primeiros acertos é ágil, o que libera dopamina, uma substância do nosso organismo, responsável pela sensação de prazer e, em muitos casos, acionada pelo uso de drogas
 
Sorte: a sorte/azar cumprem um papel fundamental, como na maioria dos jogos. Apesar de o resultado ser obtido, aparentemente, por causa da habilidade do jogador, na verdade, não é assim que funciona. A sequência do jogo é totalmente aleatória e a ilusão de estar no controle faz com que os jogadores se entreguem de forma ainda mais intensa, jogando por períodos muito mais longos. 
 
Dificuldade: como na maioria dos jogos, perde-se mais do se ganha, portanto, a sensação de vitória ou triunfo é altamente recompensadora. Além disto, este aspecto é reforçado pelo limite de vidas do jogador – após perder cinco vezes, o usuário deve esperar 30 minutos para jogar novamente, o que evita que o jogador se satisfaça e abandone o jogo
 
Incerteza: a incerteza é o fator mais viciante de quase todos os jogos, típica dos caça-níqueis, “pois o prêmio pode sair a qualquer momento”. Isso mantém os jogadores presos ao game, pois eles racionalizam que a próxima jogada possui muito mais chances de ser vencedora. 
 
Num geral, o Candy Crush é um jogo, criado em laboratório, para manipular as emoções humanas através dos comportamentos e sensações mais irresistíveis, como tantos outros jogos. Fora isso, o game também tem um estilo visual atraente, repleto de doces e balas, que fazem combinações de superpoderes, o que só aumenta o seu apelo diante dos jogadores. 
 
Veja também