Alcool

Cientistas descobrem por que algumas pessoas ficam violentas ao ingerir álcool

Por: HISTORY Brasil

É fato conhecido que algumas pessoas, quando estão bêbadas, tendem a se comportar de uma forma mais agressiva e impulsiva. Agora, um estudo científico, realizado com pacientes finlandeses, revela a causa desse fenômeno.

[VEJA TAMBÉM: Garoto superdotado apresenta possível dom de telepatia]

De acordo com o artigo publicado pela revista “Translational Psychiatry”, o surgimento dessa espécie de Mr. Hyde durante a ingestão de álcool está relacionado à mutação no gene receptor da serotonina 2B, o qual condiciona o comportamento do bebedor, que se torna errático, propenso ao descontrole e aos transtornos do estado de ânimo.

A pesquisa revela dados sobre pacientes com alcoolismo, que foram entrevistados por um psiquiatra e responderam questionários sobre a personalidade e o comportamento, e os compara com um estudo, publicado em 2010 na revista “Nature”, sobre a mutação do receptor de serotonina 2B entre os finlandeses. Os autores do estudo afirmam que os portadores desse gene que exibem comportamentos preocupantes poderão receber um tratamento eficaz baseado em uma combinação de medicamentos, psicoterapia e abstinência alcoólica.

Além do efeito sobre a saúde da sociedade finlandesa, essa descoberta poderá ajudar na compreensão da função do receptor 2B de serotonina em todos os seres humanos.



 

 


Fonte: ABC