Inicio

Conheça as formas mais ousadas já utilizadas para de cruzar o Muro de Berlim

Por History Channel Brasil em 15 de Agosto de 2015 às 02:44 HS
Conheça as formas mais ousadas já utilizadas para de cruzar o Muro de Berlim-0

As formas que os moradores de Berlim inventavam para passar de um lado para o outro do muro que dividia a cidade (e o mundo) em Oriente e Ocidente são demonstrações claras e sintomáticas de sua época. Abaixo, confira alguns dos métodos mais ousados utilizados para acessar o “outro lado”.

Em uma corda bamba
Em 1963, o acrobata Horst Klein, da Alemanha Oriental, transformou um cabo de alta tensão em desuso, que se estendia sobre o muro, em uma ponte. Ele se equilibrou sobre o cabo que estava a 18 metros da cabeça dos guardas e caiu em Berlim Ocidental.

Em uma tirolesa
Em 31 de março de 1983, Michael Becker e Holger Bethke subiram ao sótão de um edifício de cinco andares, no lado oriental, e dispararam uma flecha atada a uma corda de pescar, que estava presa a um cabo de aço, sobre um edifício em Berlim Ocidental. Um cúmplice agarrou a flecha e enrolou a corda em uma chaminé. Desse modo, usando roldanas de madeira, eles cruzaram o muro.

Em um conversível sem para-brisas
O torneiro austríaco Heiz Meixner parou no Checkpoint Charlie, em 5 de maio de 1963, em um Austin Healey Sprite conversível vermelho que estava sem para-brisas, levando sua mãe escondida no porta-malas. Quando o guarda ordenou que ele se dirigisse à alfândega, Meixner pisou no acelerador e se abaixou: o carro deslizou por baixo da cancela que dividia o leste do oeste.

Em um trem a toda velocidade
Em dezembro de 1961, um maquinista de trem chamado Harry Deterlin conduziu “o último trem da liberdade” pela fronteira. Ao invés de frear ao se aproximar das fortificações, Harry acelerou o trem no máximo e atravessou o muro. O trem prosseguiu até parar em Berlim Ocidental.

Em um balão de ar quente
Em 1979, um mecânico chamado Hans Strelczyk e um pedreiro de nome Gunter Wetzel construíram um motor de balão de ar quente. Suas esposas fizeram o balão improvisado com pedaços de tecido e lençóis velhos. E em 16 de setembro, os dois casais, ao lado de seis filhos, voaram a 2.400 metros sobre o muro de Berlim.

Em um túnel
Em maio de 1962, um homem de 81 anos liderou um grupo de idosos que escapou por um túnel de 48 metros de comprimento e 2 metros de altura e que ia da Alemanha Oriental até o outro lado do muro. Eles próprios cavaram o túnel, por 16 dias.

Quer saber mais sobre o Muro de Berlin? Assista, esta noite, às 21h, o especial MUROS DA GUERRA. Assista ao vídeo abaixo e vá se preparando:

 


Fonte: Mental floss
Crédito da foto: Heiko Kueverling/Shutterstock