Inicio

De circular a 3 km/h a pena de morte: conheças as duras leis de trânsito do passado

Por History Channel Brasil em 05 de Abril de 2017 às 18:56 HS
De circular a 3 km/h a pena de morte: conheças as duras leis de trânsito do passado-0

Todo mundo odeia pagar multa de trânsito, mas muita gente não sabe que hoje elas são muito mais leves do que aquelas aplicadas antes de serem criados os primeiros veículos motorizados!

Vídeo relacionado:

Conduzir bêbado uma carruagem ou um animal podia ser tão perigoso que até as civilizações mais remotas se incumbiram de penalizar duramente infrações desse tipo. Veja quatro exemplos: 

1. Um papiro egípcio de 2.800 anos mostra a condenação dada a um motorista bêbado, que bateu seu carro em uma estátua e atropelou uma menina: ele foi condenado à morte e teve o corpo pendurado no local em que havia se embebedado para que fosse comido por animais carniceiros.

2. Na Roma antiga, o tráfego de veículos era restrito e controlado. O Lex Julia Municipalis permitia apenas a circulação de carros que transportavam materiais para a construção de templos ou obras públicas.


3. O Vaticano também se propôs a organizar o trânsito em 1300, sob o papado de Bonifácio VIII. Assim surgiu a circulação dos veículos pela esquerda. A colonização de Napoleão obrigou que o sentido fosse mudado, exceto na Inglaterra, país não invadido pelo general francês, e onde, até hoje, persiste a ordem papal.

4. No século XV surgiram as primeiras penalizações financeiras por excesso de velocidade na Inglaterra. O código Liber Albus proibia que carros sem carga circulassem em velocidades altas. Em 1896, Walter Arnold foi multado enquanto dirigia um dos primeiros carros motorizados, um Karl Benz, por andar a 13 km/h, quando o limite estabelecido era de 3,6 km/h.


Fonte e imagem: Infobae