Inicio

Divulgadas imagens inéditas de tribo indígena isolada no Amazonas

Por History Channel Brasil em 05 de Setembro de 2019 às 19:43 HS
Divulgadas imagens inéditas de tribo indígena isolada no Amazonas-0

A Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou imagens inéditas que mostram evidências da movimentação de índios isolados no estado do Amazonas. O registro ocorreu nos afluentes dos rios Jutaí e Juruazinho durante uma ação do órgão. A Terra Indígena Vale do Javari é a segunda maior do país e está localizada na fronteira entre o Brasil e o Peru. 

Esse local possui a maior quantidade de registros confirmados de grupos de índios isolados do país. A região é de difícil acesso. Para chegar lá, é necessário percorrer mais de 180 quilômetros em embarcações pelos rios, cruzar estradas de terra em caminhonetes, atravessar trilhas fechadas de moto e andar centenas de quilômetros a pé dentro da mata densa.

A expedição fez parte de uma das ações que a Funai coloca em prática regularmente para a proteção de índios isolados. Com o auxílio de drones, a equipe conseguiu registrar imagens de ocas e canoas. Um vídeo também mostra um membro da tribo na mata. 

O local é ameaçado por fazendeiros e caçadores que atuam fora da lei na região. Durante o monitoramento foram flagradas duas equipes de caça. Além disso, o órgão advertiu fazendeiros que tentavam ocupar ilegalmente parte da Terra Indígena. Recentemente a Funai também divulgou imagens do “Índio do Buraco”, considerado a pessoa mais solitária do mundo.

 


 Fonte: Funai

Imagens: Funai/Reprodução