Inicio

Encontrados cavalos de bronze de Hitler sumidos há 25 anos

Por History Channel Brasil em 30 de Maio de 2015 às 02:03 HS
Encontrados cavalos de bronze de Hitler sumidos há 25 anos-0

Em uma loja de Bad Dürkheim, na Alemanha, aconteceu uma importante descoberta tanto para a arte quanto para a história do século XX: trata-se das esculturas de cavalos de bronze em tamanho natural, que fascinavam o ditador alemão Adolf Hitler. Ele encarregou, pessoalmente, sua realização ao artista Josef Thorak e ordenou que as instalasse de tal modo que fossem visíveis a partir da janela do seu escritório, na Chancelaria de Berlim.

As esculturas foram perdidas em 1989, na Alemanha Oriental, e já não se acreditava que pudessem ser recuperadas. A obra de um dos artistas oficiais do nazismo foi levada, em 1943, a uma oficina a 20 km de Berlim. Lá, foi encontrada pelo exército vermelho em 1950 e passou a decorar uma quadra de esportes militar. Em janeiro de 1989, um artigo no jornal Frankfurt Allgemeine alertou para o grau de abandono em que se encontrava essa obra tão valiosa.

Pouco tempo depois, as esculturas foram misteriosamente retiradas do local indicado. Desde então, não se sabe oficialmente o destino dos cavalos de bronze, embora haja algumas hipóteses sobre seu desaparecimento, como, por exemplo, a que diz que eles foram vendidos no mercado negro por líderes da República Democrática Alemã após a queda do muro de Berlim. Agora, depois de mais de um quarto de século, essa obra emblemática foi finalmente reencontrada.

Onde Hitler encontrou a força necessária para se tornar o líder alemão que conduziu o país para a Segunda Guerra Mundial? Quais são as marcas mais profundas de seu passado? Saiba mais em Os Traumas de Hitler no vídeo abaixo:

Fonte: El Mundo

Crédito da Imagem: Zelenskya - Shutterstock.com