ERA DO GELO

Era do Gelo: Raro osso de mamute é encontrado por mergulhadores nos EUA

Trata-se do fóssil de um fêmur que mede 1,2 m de comprimento e pesa 22,7 kg.
Por: HISTORY Brasil

Dois mergulhadores encontraram uma surpresa vinda diretamente da Era do Gelo em um rio na Flórida, nos Estados Unidos. Ao explorar o local, Derek Demeter e Henry Sadler se depararam com um raro osso de mamute. Trata-se do fóssil de um fêmur que mede 1,2 m de comprimento e pesa 22,7 kg.

Mamute gigante

A descoberta foi feita no Rio Peace, na cidade de Arcadia. Os dois amigos já haviam localizado dentes de mamute no local, mas foi a primeira vez que eles encontraram um osso do animal. Segundo eles, o fóssil estava enterrado sob uma camada de areia.



Acredita-se que o fêmur encontrado era de um mamute-de-colúmbia. A datação da idade do osso ainda é incerta, mas outros fósseis desses animais encontrados anteriormente na Flórida foram estimados em cerca de 13 mil anos. O mamute-de-colúmbia era provavelmente um híbrido entre o mamute lanoso e uma linhagem desconhecida de mamute que chegou à América do Norte vindo da Sibéria há cerca de 1,5 milhão de anos, de acordo com pesquisas recentes de DNA.

Pelo tamanho do fêmur do animal, estima-se que ele poderia ter cerca 2,25 m de altura e pesar aproximadamente 10 mil quilos. Anteriormente, a dupla de mergulhadores havia doado outros fósseis encontrados por eles para o Museu de História Natural da Flórida. Já o osso do mamute foi levado por Sadler para a sala da escola onde ele dá aula para crianças, para que elas possam ter contato com a história antiga da Flórida.

VER MAIS:




Fonte: Live Science

Imagem: Reprodução